Política

Deputado Gabriel Picanço é eleito vice-presidente da Unale na região Norte

União Nacional dos Legislativos Estaduais reúne todos os parlamentares e legislativos estaduais do país em torno de objetivos comuns. Nacionalmente, deputado sul-mato-grossense Lídio Lopes assume a presidência

A nova diretoria da União Nacional dos Legislativos Estaduais para o próximo ano foi eleita na noite dessa quinta-feira (25), durante a 24ª Conferência da Unale, em Campo Grande (MS). O deputado estadual de Roraima, Gabriel Picanço (Republicanos), foi escolhido vice-presidente da região Norte.

O deputado Lídio Lopes (Patriotas-MS) assume a presidência da entidade, e os deputados Tchê do Acre (PDT-AC) e Ivana Bastos (PSD-BA) são secretário-geral e tesoureira-geral, respectivamente.

Criada em 1996, a Unale reúne todos os parlamentares e legislativos estaduais do país em torno de objetivos comuns. A preservação dos valores democráticos, o fortalecimento do federalismo e o aprimoramento do Poder Legislativo Estadual são alguns dos princípios que norteiam a instituição.

“Estou muito grato e tenho muito orgulho por essa oportunidade. Entre os 256 deputados da região amazônica, fui escolhido para representar os estados do Norte. Roraima está de parabéns. Ter sido contemplado é um sinal da nossa responsabilidade e frequências nas reuniões da Unale, com a qual contamos para resolver as crises migratória e energética”, disse Picanço.

O deputado Lídio Lopes comemorou a eleição da nova diretoria. “É uma honra ser o novo presidente da Unale, unindo os Legislativos, construindo as pautas e, principalmente, tendo o apoio da Assembleia Legislativa de Roraima, fazendo parte conosco da diretoria. Não tenho dúvida de que será de uma grandeza suficiente para conduzir essa instituição com muita maestria”, afirmou.

A atual presidente, Ivana Bastos, que ficou à frente da entidade por dois anos, falou dos desafios enfrentados durante esse período. “A pandemia nos obrigou a entrar no mundo virtual. Aprendemos, nos reinventamos, migramos para ficarmos próximos das pessoas de outra forma, e buscamos caminhos que ainda não tínhamos percorrido”, disse, ao ressaltar que durante dois anos famílias de oito parlamentares, vítimas da Covid-19, foram assistidas pelo Fundo de Assistência Parlamentar.