Política

Deputado Jalser Renier tem dois novos pedidos de cassação

Parlamentar preso em 1º de outubro passa a responder a três representações na Casa

A mesa diretora da Assembleia Legislativa de Roraima e o jornalista Iury Carvalho protocolaram, nessa quarta-feira (11),, pedidos de cassação contra Jalser Renier, preso no dia 1º de outubro pela suspeita de ser o mandante do sequestro e da tortura do jornalista Romano dos Anjos. As novas representações que apontam quebra de decoro parlamentar por parte do deputado estadual foram encaminhadas à Corregedoria-Geral da Casa.

Com isso, Renier passa agora a responder três representações na Casa – o primeiro é do Partido Social Liberal (PSL), cujo parecer do corregedor-geral da Assembleia, deputado Nilton Sindpol (Patriota), que opinou pela procedência da ação, foi aprovado pela mesa diretora.

O parecer foi encaminhado à Comissão de Ética, presidida pelo deputado Coronel Chagas (PRTB), que tem a atribuição de instruir o processo e ouvir a defesa de Jalser Renier. Depois disso, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ), comandada pela deputada Catarina Guerra (SD), emite parecer. Se for favorável, segue para análise e votação do plenário.

No dia 4 de outubro, 17 deputados decidiram em votação aberta manter a prisão do deputado Jalser Renier.

Assembleia pode acabar com voto secreto em caso de cassação

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 006/2021, que modifica a forma de votação de fechado para aberto, em caso de perda de mandato, tramita atualmente na Assembleia. Caso seja aprovada, o Regimento Interno da Casa também deve sofrer alteração para se adequar à Constituição.