Política

Deputado Neto cobra intérprete de Libras em hospitais

Segundo o deputado, "a falta de um intérprete de libras nas instituições da saúde, neste caso, pode colocar em risco a vida das pessoas que precisam desta mediação"

O deputado estadual Neto Loureiro (PMB), cobrou do Governo do Estado, esta semana, a adesão de intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em hospitais públicos e privados de Roraima, indicação 966/20. O objetivo da matéria é facilitar a comunicação junto aos pacientes com deficiência auditiva e evitar possíveis complicações.

A medida abrange serviços de emergência e pronto atendimento. “A falta de um intérprete de libras nas instituições da saúde, neste caso, pode colocar em risco a vida das pessoas que precisam desta mediação. É uma situação grave e precisa da nossa atenção”, afirmou o deputado.

Outro ponto destacado por ele está relacionado à inclusão. “Devemos fomentar a inserção dos cidadãos à própria sociedade, principalmente aqueles que têm algum tipo de deficiência. Já vi muita gente com problema auditivo sendo auxiliado por um intérprete particular para resolver suas demandas. Fato que precisa acabar”, observou.

Neto também ressaltou que é dever do Estado criar políticas públicas que contribuam com este processo. “Precisamos proporcionar bem-estar e uma vida digna a toda população, sem excluir qualquer categoria ou classe. Abrimos diálogo com o Poder Executivo e iremos cobrar para que a medida aconteça o mais rápido possível”, finalizou o parlamentar.

*Com informações da Ascom deputado estadual Neto Loureiro (PMB), jornalista Berto Batalha