Política

Deputado Neto pede plataforma para divulgar vagas de emprego

Além de atualizar dados, interessados poderão acompanhar todo o processo

Muitos cidadãos perdem oportunidade de emprego devido à dificuldade de se locomover até os órgãos responsáveis pelo cadastro ou por conta da necessidade de alteração dos dados já cadastrados, como a mudança do número telefônico. Pensando nisso, o deputado estadual Neto Loureiro (PMB) apresentou um projeto de Lei, 126/20, que sugere a criação de uma plataforma digital para evitar estes e outros problemas.

Segundo ele, os interessados poderão acompanhar o trâmite e atualizar seus dados sem dificuldade. “É uma ação que facilita todo o processo. As pessoas poderão se cadastrar sem sair de casa e, além disso, poderão alterar os dados quando necessário, evitando qualquer tipo prejuízo”, explicou.

A Plataforma Digital Integrada de Banco de Vagas de Emprego deverá ser desenvolvida pelo Governo do Estado e disponibilizada gratuitamente. “Já apresentamos o projeto e agora aguardaremos o posicionamento da Assembleia e, posteriormente, do Poder Executivo. Nossa expectativa é que seja sancionado e em breve se torne Lei”, enfatizou.

O deputado ressaltou ainda a importância da divulgação da oferta das vagas. “Sabemos que este tipo de divulgação já ocorre, no entanto, se canalizarmos as informações em uma única plataforma com certeza vai facilitar o acesso à população, o que deve agilizar também o acesso ao emprego”, destacou.

DADOS – De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério da Economia, em abril deste ano foram extintos 1.044 postos de trabalho formais em Roraima. “O isolamento social, por conta do coronavírus, é responsável pelo aumento do número de desempregados em todo o país. Pensando nisso, a plataforma também contribuirá com a reestruturação da economia do Estado”, finalizou Neto.

*Com informações da Ascom Deputado Neto Loureiro (PMB), jornalista Berto Batalha