Política

Deputado Neto pede treinamento para evitar engasgamento de bebês

Ação destinada aos pais deve ocorrer em maternidades e hospitais de Roraima

Engasgamento e aspiração de corpo estranho são situações preocupantes para os pais de recém-nascidos. Com objetivo de minimizar este tipo de problema, o deputado estadual Neto Loureiro (PMB), por meio de indicação, 789/20, solicitou ao Governo do Estado o oferecimento de treinamento em maternidades e hospitais de Roraima.

Conforme o parlamentar, a medida deve evitar acidentes graves e beneficiar centenas de famílias roraimenses. “Durante o desenvolvimento infantil, quando o bebê tem o hábito de levar líquido, comida e objetos à boca, é importante que os pais tenham noções básicas de primeiros socorros para evitar essas complicações ou até mesmo a morte da criança”, ressaltou.

Especialistas afirmam que o engasgo pode ocorrer em qualquer idade quando a traqueia é bloqueada, apresentando riscos por provocar asfixia e sufocamento. Em bebês, a sufocação ou obstrução das vias aéreas é a primeira causa de morte acidental até um ano de idade.

DADOS – De acordo com dados de 2017, do Ministério da Saúde, 777 crianças de até 14 anos foram mortas vítimas de sufocação. Desse total, 606 tinham menos de um ano de idade. “É uma ação que pretende evitar esse tipo de fatalidade e minimizar o problema, diminuindo assim, o número de casos”, finalizou Neto.