Política

Deputado de Roraima critica abordagem da Lei Seca em blitz no RN; vídeo

Nicoletti disse que estava de táxi a caminho de uma festa e que “apenas estava dando sugestões” à Polícia Militar do Rio Grande do Norte

O deputado federal Nicoletti (PSL-RR) parou em uma blitz na noite dessa quinta-feira (30), em São Miguel Gostoso, no litoral do Rio Grande do Norte, e criticou a abordagem feita pela Polícia Militar do estado durante a Operação Lei Seca.

Um policial filmou parte da fala do deputado, que também se apresenta no vídeo como policial rodoviário federal. “Só repressão não adianta. Tem que ir na festa, muita gente embriagada e vocês [policiais] não estão parando. Tem que falar sobre educação, vocês têm que levar panfletos, falar: ‘oh, pessoal, bebeu, não dirija’. Eu estou a pé. Vim de táxi. Vou voltar de táxi”, disse o parlamentar.

Um policial responde: “essa parte da educação é feita”. Nicoletti continua: “Educação é excepcional. Polícia Militar do Rio Grande do Norte: Façam educação no trânsito [sic]. Só repressão não adianta. Embriagados passando aqui agora, tá vendo aqui?”.

O policial rebate: “o senhor tá vendo que os policiais abordarem ali? Olhe os policiais abordando e o deputado aqui dizendo que a gente não está abordando”.

Nicoletti completa: “eu estou dizendo porque eu estou verificando. Eu estou a pé nesta blitz e precisa ter educação de trânsito”.

O que diz o deputado

À FolhaBV, o deputado, que está de férias no litoral potiguar, disse que estava de táxi, na companhia da esposa, a caminho de uma festa e que “apenas estava dando sugestões” ao coordenador da blitz e à PM-RN. “Como o soldado quis filmar, falei a minha opinião”.

Nicoletti disse ainda que fez as sugestões motivado pela revolta da população local depois que um grave acidente de trânsito, ocorrido na noite anterior, fez uma vítima fatal. “Eu não tava alterado, não falei mal dos policiais. Como deputado federal, não posso me furtar de estar dando sugestão, criticar de forma construtiva”, disse ele, que garantiu não ter ingerido bebida alcóolica antes da festa.

Por fim, o deputado criticou o suposto caráter político da tentativa de lhe acusarem de dar “carteirada” na blitz, uma vez que o Rio Grande do Norte é governado pelo PT, oposição ao presidente Jair Bolsonaro (PL), de quem é aliado.

O que diz a PM-RN

A reportagem tentou contato com a PM-RR, por meio dos e-mails disponibilizados no site da corporação, e aguarda retorno.