Política

Deputado diz que comissão analisa 25 processos

Trabalhos da CPI continuam mesmo durante recesso, afirma Jorge Everton (MDB) (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, instaurada pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), continua as suas atividades mesmo durante o recesso de fim de ano. Atualmente são 25 processos licitatórios sendo analisados pelos membros para identificar possíveis irregularidades.

A informação é do relator da CPI da Saúde, deputado Jorge Everton (MDB), em entrevista ao programa Agenda da Semana, na Rádio Folha 100.3 FM, no domingo, 22. Conforme o parlamentar, os deputados estão analisando os último cinco anos de processos prestados junto à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

“É um volume muito grande de trabalho, são muitos processos, um volume muito alto de dinheiro. Nós estamos investigando os últimos cinco anos da gestão. Já encontramos algumas situações absurdas, de envolvimento de fiscal com proprietário. Isso está ficando claro na investigação da CPI, mas existe um processo de tentar desacreditar a comissão com intuito de nos calar. E nós não vamos por esse caminho”, declarou.

As pessoas podem achar que a CPI é a mesma coisa que uma investigação policial, cumprindo mandados de prisão e busca e apreensão, explica Everton. “Não é assim. Existe um trâmite. A CPI é uma investigação política que trata da questão técnica. A parte criminal quem vai cuidar são os órgãos de fiscalização, no caso, o Ministério Público, Polícia Civil”, ponderou.

O deputado afirma ainda que a CPI já demonstrou estar no caminho certo, já que em seu relatório apontou uma possível irregularidade em contrato prestado entre uma empresa que fornece alimentação e a Sesau, fato que posteriormente se tornou alvo de investigação de operação da Polícia Federal.

“Nós não paramos. Apesar de não ter as reuniões, a equipe continua trabalhando para quando retomar as oitivas. Hoje são 25 processos investigados e podem aumentar, de acordo com as denúncias que estamos recebendo”, declarou.

CPI DA SAÚDE – A Comissão Parlamentar de Inquérito foi criada a partir do requerimento nº 037/2019, aprovada em sessão plenária em 11 de abril deste ano, para apurar possíveis irregularidades existentes em contratos licitatórios no âmbito da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau).

Segundo o requerimento, após análise de contratos cedidos pela pasta, foram verificadas possíveis irregularidades como ausência de medicamentos, descumprimento contratual da Cooperativa de Médicos que presta serviço para a Sesau, excessivos plantões de médicos que seriam humanamente impossíveis de serem cumpridos, além de outras irregularidades. (P.C.)