Política

Deputado pede criação de comissão para tratar da crise migratória

Para o deputado Renato Silva (PRB), é preciso identificar a real situação e apontar providências essenciais para reverter o quadro crítico que se encontra o Estado

O deputado estadual Renato Silva (PRB) protocolou na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) pedido para criação de uma Comissão Especial Externa, para discutir a crise migratória no Estado. Conforme ele, a chegada desordenada de venezuelanos tem contribuído para o aumento na criminalidade, o que, na avaliação dele, coloca a vida da população em risco.

O parlamentar apresentou, em discurso feito no plenário, durante a sessão ordinária desta terça-feira, 18, um levantamento com base em reportagens feitas pelo jornal Folha de Boa Vista, em que aponta para 95 homicídios só nos primeiros seis meses do ano. “Isso representa mais de 18 mortes por mês. Só nas últimas duas semanas foram 14 homicídios”, alertou.

 Segundo o deputado, os dados também apontam que, somente entre 2017 e 2018, foram registradas 5.939 ocorrências envolvendo estrangeiros. Destes, 95% dos casos foram praticados por venezuelanos. “É preciso identificar a real situação e apontar providências essenciais para reverter o quadro crítico que se encontra o Estado”, afirmou.

Silva também apresentou um relatório sobre a Operação Acolhida, do Exército Brasileiro, e criticou a omissão do governo federal na ajuda ao executivo estadual. “É uma crise muito difícil de o Governo do Estado resolver sozinho, sem recursos. A Operação Acolhida recebeu mais de R$500 milhões em um ano. O que foi feito com esse recurso? Por que os venezuelanos não são atendidos lá, na Venezuela? Por que não há fiscalização na fronteira? ”, questionou.