Política

Deputado pede flexibilização na fronteira com a Venezuela

Segundo o parlamentar, fechamento prejudica o comércio em Pacaraima

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (26), o deputado Jorge Everton (MDB) demonstrou sua preocupação com os prejuízos econômicos provocados ao município de Pacaraima pelo fechamento da fronteira do Brasil com a Venezuela. A medida foi tomada pelo governo brasileiro em março, para conter a disseminação do novo coronavírus.

Jorge Everton frisou que muitos venezuelanos atravessavam diariamente a barreira entre os dois países em busca de alimentos e medicamentos. A circulação dos imigrantes em Pacaraima movimentava a economia local.

“Os venezuelanos compravam alimentos, remédios e insumos que faltam na Venezuela. O fechamento total da fronteira tem prejudicado muitas famílias”, ressaltou.

O parlamentar pediu ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier (SD), que entre em contato com o chefe da Casa Civil, o deputado licenciado Soldado Sampaio, para dialogar sobre alternativas que possam flexibilizar a entrada de venezuelanos na cidade de Pacaraima.

Ele sugeriu que fosse liberado o acesso dos venezuelanos somente ao município de Pacaraima. Os imigrantes continuariam proibidos de circular pelas demais regiões do estado. “Caso contrário, nós iremos acabar com o comércio e o sistema da população do município”, completou.