Política

Deputado quer sessão de cinema adaptada para pessoas com autismo

Outras medidas visam à inserção da pessoa com autismo no mercado de trabalho e a emissão da carteira de identificação

Projeto de Lei 149/19, apresentado à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), determina às empresas cinematográficas que exibam, pelo menos uma vez por mês, sessão adaptada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto, que foi protocolado no final do ano passado, deve ser sancionado pelo Governo este ano.

O autor da matéria, deputado estadual Neto Loureiro (PMB), disse que a inclusão deve ser promovida para que essas pessoas sejam atendidas pela esfera pública e privada. “Nosso objetivo é somar com essa causa e promover essa inserção aqui em Roraima”, afirmou.

Segundo ele, a adaptação ao ambiente do cinema aumenta o engajamento da família e da própria criança, adolescente ou adulto. “Esse tipo de política pública aumenta a capacidade da pessoa com TEA, estimula o crescimento pessoal e aumenta sua interação social. Não podemos excluí-las ou deixa-las à margem das atividades culturais”, complementou o parlamentar.

COMO FUNCIONA – Os filmes nas sessões adaptadas, chamadas de “Sessão Azul”, são exibidos com volume mais baixo e com menos vibração. A luz é mais suave e as pessoas com autismo têm a segurança de ver o que está acontecendo ao seu redor. Além disso, elas e seus acompanhantes podem levantar livremente durante a sessão.

“Elas podem andar pela sala, dançar, gritar, cantar, entrar e sair sempre que desejarem. É importante destacar que este projeto já funciona em outras cidades brasileiras e tem bastante aceitação da população. Então é uma experiência positiva e relevante”, concluiu Neto.