Política

Deputados anunciam formação de grupo independente 

Membros afirmam que grupo foi criado com objetivo de discutir pautas em comum, além de buscar diálogo entre Governo e Assembleia Legislativa

Quatro deputados anunciaram a criação de um grupo independente na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) na manhã desta terça-feira (22). O grupo independente, intitulado de “G4”, é liderado pelo deputado Evangelista Siqueira (PT) e conta com os parlamentares Neto Loureiro (PMB), Renato Silva (Republicanos) e Renan Filho (Republicanos) como membros.

O anúncio do novo bloco foi feito após o líder do Governo na ALE-RR, Soldado Sampaio (PC do B), apresentar uma lista com 16 nomes que, segundo ele, faziam parte da base governista.

Além dos quatro dissidentes, a deputada Ângela Aguida Portella (PP), também anunciou não ser do apoio governista, porém não aderiu ao G4.

Com isso, a base do Governo agora é composta pelos deputados Aurelina Medeiros (Pode), Catarina Guerra (SD), Tayla Peres (PRTB), Chico Mozart (Cidadania), Coronel Chagas (PRTB), Éder Lourinho (PTC), Gabriel Picanço (Republicanos), Jeferson Alves (PTB), Jorge Everton (MDB) e Marcelo Cabral (MDB), 

MOTIVAÇÃO – Segundo o líder do G4, deputado Evangelista Siqueira, o grupo quer pautar algumas demandas que são comuns aos mandatos dos quatro parlamentares. “Nas conversas que tivemos, descobrimos que muitas das nossas pautas se assemelham. E como estamos em uma Casa de consenso, entendemos que a união de parlamentares em um grupo fortalece a pauta um do outros”, disse.

O líder do G4 completou ainda que outra intenção é ser um caminho de diálogo entre os deputados da Base e os demais parlamentares da Casa para assim intermediar os caminhos entre os dois poderes.

“Queremos ser um canal de diálogo entre o Governo e a Assembleia Legislativa. Entendemos que esse clima tenso não colabora com o avanço dos projetos que o Estado necessita para se desenvolver. Quem perde com isso é o povo. O Estado carece da União de todos pelo seu desenvolvimento e pretendemos fazer isso com muita seriedade e transparência”, completou Siqueira.

OUTRO LADO – A Folha entrou em contato com o líder do Governo na Casa sobre a saída dos parlamentares da Base. Sampaio afirmou que foi surpreendido com a informação e que ainda irá discutir com os deputados sobre o assunto.

“Não tive acesso a esse documento ainda. Desses quatro, dois estão viajando e estamos esperando o retorno deles para ter essa conversa. Até porque os deputados estavam compondo o Governo há muito tempo. Acho que está tendo um equívoco nessa informação, mas vamos conversar a partir de amanhã”, declarou.

Sampaio completou ainda que pode ocorrer de parlamentares estarem conversando com ambos os lados. “Eu acho que há deputados que estão esperando acalmar os ânimos para depois voltarem de fato ao seu ponto de origem, que é dentro da Base do Governo”, finalizou. (P.C.)

Publicidade