Política

Deputados de RR participam de conferência nacional em Salvador

Debate envolverá legisladores de diversos países

Dezessete deputados estaduais de Roraima participarão da Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), o maior encontro de parlamentares da América Latina, que será realizado na Bahia, de 20 a 22 de novembro. Em função deste evento, as sessões plenárias não serão realizadas na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) de 19 a 21 de novembro.

Com o tema “Humanizando as Leis em um Novo Tempo”, a conferência reunirá parlamentares e representantes de parlamentos internacionais para discutir a situação do país pós-eleições. Haverá ainda a entrega do prêmio Assembleia Cidadã, ao qual o parlamento de Roraima concorre com dois projetos, da Escola do Legislativo e programa Abrindo Caminhos.

A conferência é organizada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), entidade que agrega 1.059 deputados estaduais de todos os estados brasileiros.  A proposta é promover um ambiente democrático de discussões, no qual o principal objetivo é a melhoria e o crescimento do país. Neste ano, o evento terá o desafio de discutir soluções para o futuro do país pós eleições, com a reunião de parlamentares de todas as regiões e partidos, por meio da troca de experiência.

O encontro também servirá de palco para o debate internacional, com a presença de legisladores de diversos países, que aprendem e contribuem para este intercâmbio de ideias. Ainda será ponto de encontro das cerca de 20 entidades ligadas ao Legislativo Estadual, que debaterão temas específicos para o cotidiano das 27 Casas Legislativas.

Participarão das discussões o presidente da ALE-RR, Jalser Renier (SD); o vice-presidente Jânio Xingu (PSB), Ione Pedroso (SD), Lenir Rodrigues (Cidadania), Betânia Almeida (PV), Renan Filho (Republicanos), Renato Silva (Republicanos), Nilton Sindpol (Patri), Neto Loureiro (PMB), Chico Mozart (Cidadania), Evangelista Siqueira (PT), Gabriel Picanço (Republicanos), Jorge Everton (MDB), Jeferson Alves (PTB), Coronel Chagas (PRTB), Aurelina Medeiros (Podemos) e Tayla Peres (PRTB).

Publicidade