Política

Deputados de Roraima assumem secretarias do Parlamento Amazônico 

Parlamentares dos nove estados que compõem a Amazônia Legal apresentaram demandas durante assembleia geral do Parlamento Amazônico, realizada nesta sexta-feira (20), em Manaus-AM. A Assembleia Legislativa de Roraima foi representada por onze deputados, dos quais cinco presidirão secretarias temáticas.

A deputada Lenir Rodrigues (PPS) assumiu a Secretaria da Mulher do Parlamento Amazônico e pontuou a logística aérea, que afeta a população de Roraima. “A aviação regional é importante. Nós temos problemas graves de tráfego aéreo. Para ir para Manaus é preciso fazer escalas em estados de outras regiões para apenas chegar no Estado vizinho. Então precisamos rever essa locomoção na Amazônia Legal”, frisou a parlamentar. 

Renan Filho (Republicanos) participou pela primeira vez de uma reunião com os deputados da Região Norte. Ele passa a ocupar a Secretaria de Direitos Humanos do Parlamento. “É importante fazer parte desse grupo que busca melhorias para nossa região. É uma responsabilidade que exige mais trabalho e só vamos conseguir bons resultados se unirmos forças pela Amazônia”, destacou o parlamentar.

A secretaria de Relações Institucionais do Parlamento Amazônico passa a ser de responsabilidade do deputado Chico Mozart (Cidadania). Ele destacou que Roraima é o Estado com menor PIB do país e que precisa de ajuda de todas as formas para lidar com a crise migratória. 

Soldado Sampaio (PC do B) assumiu a secretaria de Meio Ambiente e a deputada Aurelina Medeiros (PODE) a pasta da Agricultura e Terras. Ambos os deputados destacaram que Roraima tem grande potencial de crescimento, mas que é preciso acelerar a regularização fundiária e buscar meios que garantam a produção. 

Coronel Chagas (PRTB) enfatizou a questão migratória durante seu pronunciamento no início dos trabalhos e sugeriu a criação de uma Carta do Parlamento Amazônico ao Governo Federal. O parlamentar acredita que é necessária a criação de um ministério ou uma comissão federal que cuide especificamente da imigração de venezuelanos, que afeta Roraima e os outros estados da Amazônia Legal. “Sugiro que o Governo Bolsonaro dê uma atenção maior ao Estado, uma resposta à altura do problema que Roraima vive. Nós tivemos um aumento considerável de nossa população e isso está colapsando o serviço público”. 

Renato Silva (Republicanos), presidente da Comissão de Viação, Transportes, Inovação e Comunicação, da Assembleia Legislativa de Roraima, também lembrou que a situação da malha viária na Região Norte não dá condições de crescimento ao Estado. “Temos um problema atípico, que é o fechamento da BR-174 na altura da reserva indígena, o que também atrapalha o desenvolvimento, e tudo isso precisa ser revisto por todos nós”, lembrou o deputado. 

O deputado Eder Lourinho também fez parte da comitiva que foi a Manaus, juntamente com Nilton Sindpol, que destacou os problemas do aumento da criminalidade em Roraima e dos serviços públicos, que não dão conta de atender a tantas pessoas. “É preciso focar na Saúde, Segurança e Educação em Roraima. Os parlamentares de Roraima e dos outros estados precisam nos ajudar”, complementou. 

O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Jânio Xingu (PSB), participou da condução do evento e parabenizou a nova composição da diretoria. “O Estado de Roraima tem sua representação através do deputado Gabriel Picanço, que vem exercendo um excelente trabalho ao lado dos outros parlamentares. Eu acredito que Sinésio Campos tem muita experiência, já foi presidente e agora retorna à diretoria para fazer um trabalho grandioso em prol da Amazônia e especialmente para o Estado de Roraima”, disse ele.

Gabriel Picanço (Republicanos) foi eleito como segundo-vice-presidente e destacou a forte atuação do Legislativo de Roraima no Parlamento Amazônico. “Viemos aqui trazer demandas importantes de Roraima para discutir com todos, questões como o fechamento da BR-174 na reserva WamiriAtroari, a instabilidade energética e os problemas resultantes da crise migratória. Os parlamentares da Amazônia com certeza vão levar ao Governo Federal todos esses problemas”, destacou.

O deputado Sinésio Campos (PT-AM) é o novo presidente da instituição e garantiu que as demandas dos estados da região serão levadas para Brasília. O parlamentar parabenizou a Assembleia Legislativa de Roraima pela representatividade no evento. “Uma delegação fantástica de onze deputados esteve aqui e colaborou com as discussões. E já temos dois novos encontros definidos para 2019 para continuar o debate e buscar ações que melhorem a Amazônia”, finalizou.

O Parlamento Amazônico é formado por deputados estaduais dos nove Estados que compõem a Amazônia Legal brasileira: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins. O objetivo é buscar alternativas que aliem desenvolvimento sustentável e crescimento econômico aos desafios vivenciados na região. Confira a Mesa Diretora para 2019-2020