Política

Deputados fecham segunda semana sem deliberação de matérias

Os deputados estaduais de Roraima fecharam a segunda semana sem deliberação de matérias, mesmo com o retorno das atividades das sessões plenárias em fevereiro e o fim do feriado de Carnaval. A previsão é que a votação de projetos de lei e análise de vetos governamentais seja retomada somente no início de março.

Segundo informações de um parlamentar que preferiu não se identificar, a sessão desta quinta-feira, 27, não ocorreu por falta de quórum dos deputados estaduais. A informação é que muitos aproveitaram o período do Carnaval para viajar para outros estados e municípios do interior, mas não retornaram a tempo de participar da sessão ordinária.

Vale ressaltar que a primeira sessão plenária de 2020 ocorreu em 18 de fevereiro, momento onde ocorreu a solenidade de retomada dos trabalhos com a participação de autoridades. Já nas sessões seguintes de quarta-feira, 19, e de quinta-feira, 20, não houve quórum para deliberação de matérias.

Na ocasião, a deputada Lenir Rodrigues (Cidadania) chegou a afirmar que era necessário dar um esclarecimento para a população sobre as atividades dos parlamentares, pois os deputados realizam diversos trabalhos em comissões, e não necessariamente somente durante as sessões plenárias.

Por sua vez, a deputada Aurelina Medeiros (Podemos) concordou que os parlamentares têm outras atividades, fora a deliberação de matérias, como apuração de denúncias, explicações, atendimentos e comissões, mas afirmou que a ausência de deputados tem sido recorrente. Entre as matérias em pauta para a sessão de ontem constavam nove vetos governamentais e 12 projetos de lei de autoria dos deputados.

OUTRO LADO – A Folha entrou em contato com a Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa sobre a ausência de quórum na sessão desta quinta-feira, porém, não obteve retorno até o fechamento da matéria. (P.C.)