Política

Deputados fecham terceira semana sem votar matérias

Com informações de Wynicius Gonçalves

Os deputados estaduais de Roraima podem fechar a terceira semana sem deliberação de matérias, caso nenhum veto governamental ou projeto de lei seja discutido na sessão ordinária desta quinta-feira, 12. 

Os parlamentares estão sem deliberar matérias desde o retorno do recesso, em 18 de fevereiro deste ano. Neste período, as deliberações foram atrapalhadas pela falta de discussão dos vetos em comissões, que trancavam a pauta em plenário, além do feriado de Carnaval. 

Na quarta-feira, 11, a sessão foi aberta, mas sequer houve expediente. Apenas três dos 24 parlamentares registraram presença. O deputado Odilon Filho (Patri), que presidia a sessão, encerrou os trabalhos.

A ausência dos parlamentares foi justificada principalmente pelas oitivas dadas pelo ex-secretário de Saúde de Roraima, Allan Garcês, e de seu adjunto à época, Rodrigo Santana, para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga irregularidades na Pasta. Para ouvi-los, seis dos sete membros da comissão tiveram que ir até Brasília.

Apesar das audiências, o presidente da CPI, Coronel Chagas (PRTB), classificou como frustrante a ida dos parlamentares, pois o que foi apresentado pelo ex-secretário já era de conhecimento da CPI. “Ele não trouxe nada de novo. Mas a investigação é assim, é um garimpo onde vamos em busca de todas as informações possíveis sobre as denúncias que chegam até nós”, explicou Chagas. 

Vale ressaltar que o presidente da Casa, deputado Jalser Renier (SD), chegou a cobrar celeridade na avaliação dos vetos e a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) analisou 38 matérias legislativas na última reunião, na semana passada. Porém, desde então, não houve deliberação em plenário. (W.G.) (P.C.)