Política

Diretor do HGR pede cassação de vereador de Boa Vista por homofobia

Pelo mesmo motivo, Anderson Dalla Benetta pediu no Conselho de Ética do CRM-RR a suspensão do parlamentar do exercício da profissão médica por até 30 dias. Dr. Ilderson disse que não vai comentar o assunto

O diretor do Hospital Geral de Roraima (HGR), Anderson Dalla Benetta, protocolou na Câmara Municipal de Boa Vista o pedido de cassação do vereador Dr. Ilderson Pereira (PTB) por homofobia, caracterizada como quebra de decoro parlamentar.

+ LEIA MAIS: Diretor do HGR denuncia vereador por ofensas e ameaças; parlamentar nega

Pelo mesmo motivo, Benetta pediu no Conselho de Ética do Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR) a suspensão do parlamentar do exercício da profissão médica por até 30 dias, por supostamente ter infringido o Código de Ética Médica.

Nos pedidos, a defesa do diretor do HGR anexou as mensagens em que o vereador reclama da decisão em autorizar faltas para ele, acusado de faltar a cinco plantões seguidos em dezembro, sem apresentar justificativa.

Ilderson teria invadido o gabinete do diretor do HGR, na manhã do último dia 18, gritado e apontado o dedo na cara de Benetta, chamando-o de “safado”, e proferido ameaças contra ele. Consta ainda nos pedidos as ofensas proferidas pelo vereador contra Benetta, entre elas, “viadinho de merda”, configurada pela defesa do diretor como homofóbica.

No mesmo dia, Benetta registrou um boletim de ocorrência contra o vereador e pediu, na Justiça de Roraima, medidas protetivas. Nesta terça-feira (25), o juiz Eduardo Álvares de Carvalho, do Juizado Especial Criminal, concedeu decisão parcial favorável ao diretor do HGR, pelas supostas ameças recebidas. Com isso, Ilderson Pereira está proibido de ficar menos de 150 metros perto de Benetta, quando fora do ambiente de trabalho, e de se comunicar com ele.

Procurado, o vereador, por meio da assessoria, disse estar ciente dos pedidos de cassação e de suspensão profissional, mas que não vai se pronunciar sobre o assunto. Disse também que não vai comentar a decisão judicial.

Até a publicação da reportagem, a FolhaBV não conseguiu contato com o presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal, vereador Albuquerque (Rede). Por sua vez, o CRM-RR ainda não se pronunciou sobre o assunto.