Política

Eleição da mesa diretora em Amajari vai parar na justiça

Os parlamentares dizem que o vereador Irmão Davi (MDB), se alto denominou presidente da Câmara mesmo com minoria dos votos

As eleições para a presidência da Câmara Municipal do Amajari tem causado conflito entre os vereadores eleitos. Os parlamentares dizem que o vereador Irmão Davi (MDB), se auto denominou presidente da Câmara mesmo com minoria dos votos.

O vereador Kleudison Wanderley (Solidariedade) afirmou que não teria como o vereador Irmão Davi se auto declarar presidente.

“De acordo com o Art. 17 do regimento interno, se nenhum candidato obtiver a maioria dos votos, imediatamente deve ser feita uma nova eleição, que irá considerar eleito o mais votado, ou no caso de empate, o mais idoso” disse.

Ele acrescentou ainda que é necessária a inscrição de uma nova chapa.

“Não tendo maioria é necessário ter uma nova inscrição e fazer outras eleições até alguma chapa escrita se escrever e conseguir a maioria dos votos. A chapa do vereador Davi que estava em votação foi escrita 15 dias antes da posse dos vereadores. E não teve a maioria dos votos, então foi feita a inscrição de uma nova chapa, mas sabendo que iria perder, o Irmão Davi não deixou a outra chapa ser inscrita”, explicou.

Por conta do impasse, um pedido de liminar foi feito na Justiça. O Juiz Air Marin Júnior deu, no dia 5 de janeiro, o prazo de 72 horas para que a Câmara se manifeste sobre o assunto.

OUTRO LADO – A reportagem da FolhaBV entrou em contato com o vereador Irmão Davi, mas não obteve resposta.