Política

Embaixada da Venezuela se manifesta sobre publicação de candidato

Embaixada da Venezuela no Brasil enviou um comunicado se manifestando sobre o atitude do candidato

Sobre a postagem do candidato a prefeito de Boa Vista, deputado federal Antonio Nicoletti (PSL), nesta terça-feira (13), que utilizou sua rede social para publicar um banner com a frase “Na minha gestão municipal, venezuelano não terá privilégio”, a Embaixada da Venezuela no Brasil, por meio da embaixadora María Teresa Belandria Expósito, enviou um comunicado se manifestando sobre o atitude do candidato.

Confira na íntegra o comunicado da Embaixada

A embaixada da República Bolivariana da Venezuela no Brasil expressa a sua tristeza, indignação e profunda preocupação pelo uso da nossa cidadania como elemento discriminatório na campanha a Prefeito de Boa Vista do deputado federal Nicoletti (PSL).

Abrigar e dar segurança aos nossos migrantes no Brasil não supõe outorgar “privilégios”, ao contrário, são respostas humanitárias frente a uma situação de emergência e se devem, mais uma vez, ao carácter nobre do povo brasileiro. Ficamos surpresos ao ver o uso de forma degradante da imagem dos venezuelanos para ganhar votos.

Pedimos, com o nosso maior respeito ao deputado Nicoletti (PSL), que se abstenha de usar na sua campanha essa desafortunada expressão, a qual incita à xenofobia e ao ódio. Os venezuelanos que hoje moram em Boa Vista e no Brasil todo saíram do nosso país não somente pela fome, a miséria e a falta de liberdade. Eles também fugiram da discriminação política. O Brasil é um país maravilhoso composto por uma mistura de culturas onde hoje os venezuelanos também somos parte.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer mais uma vez ao povo brasileiro pelo seu caráter acolhedor, aos roraimenses pela sua generosidade e ao Governo Federal por ter aplicado o nobre princípio da solidariedade, a través da Operação Acolhida, para atender a crise humanitária de um povo irmão que sofre as consequências de uma ditadura cruel e despiedada.

María Teresa Belandria Expósito

Embaixadora Extraordinária y Plenipotenciária da 

República Bolivariana da Venezuela no Brasil

Brasília, 13 de outubro de 2020

Abaixo o banner publicado pelo candidato a prefeito de Boa Vista, Nicoletti

OUTRO LADO –  A assessoria do candidato a prefeito de Boa Vista, Nicoletti, enviou a seguinte nota:

‘Os privilégios são muitos. Entre eles, por exemplo, o acesso aos serviços públicos do nosso município e o trabalho informal, onde nossos ambulantes são perseguidos pela prefeitura e os venezuelanos podem trabalhar livremente. Tenho respeito pelos venezuelanos. O que quero são direitos iguais, sem privilégio, não deixando os brasileiros sem acesso aos serviços.

 

Aliás, não irei admitir privilégio para ninguém no meu governo.

O que proponho é justamente garantir o acesso dos brasileiros aos serviços essenciais, para que não ocorra o que acontece atualmente que vemos venezuelanos ocuparem praticamente 100% de alguns serviços em Boa Vista.

Para tornar isso possível, criarei critérios para garantir o acesso igualitário e sem privilégios no serviço público aos moradores de Boa Vista. 

Como prefeito, também tenho legitimidade para brigar junto ao governo federal para aumentar o repasse de recursos para suprir o aumento da demanda ocasionado pelo fluxo migratório. E incluir os imigrantes no cálculo populacional para termos mais condições de atender todos de Boa Vista”.