Política

Empresário poderá ser preso por não comparecer a oitivas 

Érick Barbosa foi convocado para a quarta oitiva na próxima semana e, caso não compareça, a CPI irá enviar à Justiça pedido de prisão provisória do empresário 

Por faltar três vezes as convocações para comparecer as oitivas realizadas pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde, da Assembleia Legislativa de Roraima, o empresário Érick Barbosa poderá ser preso. 

O motivo, segundo informou o presidente da CPI, deputado Coronel Chagas (PRTB) é porque o empresário ainda não teria comparecido a nenhuma das oitivas. “Já são três audiências que ele falta. Na primeira justificou que estava com covid, na segunda não compareceu e na terceira disse que precisaria de mais tempo. A CPI deliberou que vai convoca-lo mais uma vez, o que ficou agendado para a próxima terça-feira [4], às 9h”, ressaltou. 

“Ele [Erick] tem frustrado as tentativas da CPI em ouvi-lo e foi garantido a ele acesso para saber tudo o que tem nos autos, ou seja, a possibilidade de ampla defesa, no entanto ele tem faltado. Caso contrário, a CPI da Saúde vai adotar medidas para garantir esse depoimento e se for necessário, caso não compareça, enviar para a Justiça um pedido de prisão temporária, a quem cabe decidir sobre essa questão”, afirmou deputado Coronel Chagas.

OUTRO LADO – A reportagem da FolhaBV entrou em contato, por telefone, com o advogado, mas uma mensagem informava que “o número não pode receber ligações temporariamente”. Também ligou para o empresário, mas as ligações não foram atendidas.

OITIVA DESTA TERÇA-FEIRA – Na reunião da CPI da Saúde desta terça-feira (28), o empresário Érick Barbosa foi citado mais uma vez por negociar suposto favorecimento a empresas, durante processo licitatório da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

“Ele foi citado em diversos depoimentos por, supostamente, interceder em negociações junto a Sesau como representante de empresas. Por isso, ele foi convocado três vezes para oitivas e não compareceu a nenhuma delas”, comentou deputado Coronel Chagas.

Nesta terça-feira, participaram da 43ª reunião da CPI da Saúde os deputados Coronel Chagas, Nilton Sindpol, Jorge Everton, Éder Lourinho (PTC), Evangelista Siqueira (PT) e a deputada Lenir Rodrigues (Cidadania), de maneira virtual.