Política

Envio de processos eletrônicos passa a funcionar partir de amanhã

De acordo com o TRE-RR, a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) tornará a transmissão de informações mais ágil, eficiente, econômica e sustentável

O Justiça Eleitoral em Roraima passa a implantar, a partir desta terça-feira, dia 19, o Processo Judicial Eletrônico (PJe) nas duas zonas eleitorais de Boa Vista (1ª e 5ª). Ele permite a tramitação de processos exclusivamente por via eletrônica, tornando a prestação jurisdicional mais ágil, eficiente, econômica e sustentável.

A ferramenta vem sendo implantada gradualmente desde 2015, quando começou a ser utilizada inicialmente para a tramitação de algumas classes processuais originárias do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Aos poucos, mais classes foram sendo incluídas, na medida em que o sistema passou a ser utilizado também pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Em 2019, será a vez da primeira instância.

O tutorial do sistema PJE-Zonas para profissionais já está disponível em dois links, sendo um para procuradores do Ministério Público e ou para advogados.

“É fundamental que esses profissionais façam o curso pois será obrigatório o uso desse sistema para ajuizamento e tramitação de ações na primeira instância”, destacou Ianh Coutinho, técnico judiciário e multiplicador do PJe-Zonas.

A capacitação dos operadores do PJe nas zonas eleitorais foi feita de forma concomitante com a expansão do uso do sistema. Os servidores das 1ª e 5ª Zonas já passaram, no início deste mês, por treinamento ministrado por multiplicadores de conhecimento, responsáveis pela disseminação do uso da ferramenta por todas as zonas eleitorais da sua jurisdição.

A implantação da ferramenta nas zonas eleitorais do interior ocorrerá a partir do próximo dia 24 de setembro.

*INFORMAÇÕES: Ascom TRE-RR.