Política

Equipes do Samu fazem parto e atendem acidentados simultaneamente

O dia dos pais foi de muito trabalho para agentes do Samu que atuam nos municípios de Bonfim e Normandia. Por volta das 16h do domingo, 11, os agentes tiveram que atender uma grávida em trabalho de parto e acidentados ao mesmo tempo. Na ocasião, a grávida indígena estava sendo transportada da Comunidade do Jabuti, no Bonfim, para Boa Vista, quando os socorristas depararam-se com o acidente.

De acordo com as informações da equipe, foi necessário parar e atender as vítimas do acidente na BR-401 porque um senhor estendia a mão pedindo ajuda, afirmando que teria saído da pista e capotado. No interior do automóvel estava uma senhora, presa nas ferragens. Quando a Samu Bonfim iniciava o atendimento, a ambulância com agentes do Samu de Normandia passava pelo local e também se envolveu na ocorrência.

Enquanto os esforços eram somados para tirar a vítima de dentro do carro, a grávida deu a luz ao bebê com apoio dos socorristas. A vítima do acidente que estava ferida foi colocada na maca e trazida para a Capital juntamente com a mãe e o bebê. A equipe do Samu de Normandia seguiu viagem após os atendimentos. A mulher foi deixada no Pronto Socorro Francisco Elesbão, no Hospital Geral de Roraima (HGR) para receber atendimento médico especializado, enquanto mãe e filho levados para a Maternidade, uma vez que também precisavam de atenção médica.

O trabalho das equipes ganhou uma grande repercussão, considerando que foi preciso dar atenção a pacientes de dois casos distintos. Na manhã de ontem, 12, fomos informados que mãe e filho passam bem, assim como a vítima do acidente. O capotamento foi tão grave que deixou o veículo quase todo destruído. Para os socorristas, a ocorrência representa o nascimento de uma criança e renascimento de um adulto e estão honrados de participar dos dois momentos que felizmente tiveram final feliz, apesar de lidarem diariamente com tragédias. (J.B)