Política

Estágio para jovens pode ajudar no combate ao Coronavírus

Ex-deputado sugere projeto onde jovens de baixa renda possam estagiar no combate ao coronavírus

O ex-deputado Joaquim Ruiz foi um dos entrevistados do Agenda da Semana nesse domingo (29). Ele ressaltou que as medidas tomadas pelo governo e prefeitura estão sendo eficazes em evitar a proliferação do contágio do coronavírus em Roraima, porém ainda há alternativas que podem auxiliar ainda mais para que os números não atinjam dados catastróficos. 

“Decisões como o cancelamento das aulas são medidas acertadas. Também existem bons projetos parlamentares como a redução do ICMS destinado aos insumos que serão usados pelos profissionais da saúde, que é excelente nesse momento difícil que estamos passando. Outro bom projeto é o adiamento do pagamento de conta de luz para as empresas de energia. Ou seja, são medidas que unem o governo e a prefeitura para atender os que mais precisam, além do hospital de retaguarda” reforçou. 

Mas Ruiz esclareceu que sua preocupação são as 30 mil famílias abaixo da linha da pobreza, que vivem em Roraima de acordo com o IBGE, e que precisam de medidas mais especificas, como a utilização do cadastro do Bolsa Família a favor do combate do coronavírus.

“Poderia haver um cadastro para os jovens que gostariam de estagiar informando a população sobre como evitar a contaminação, dando uma informação imediata a essas pessoas, imagina o quanto poderia ser evitado de pessoas indo até o hospital e até o posto médico” disse. Segundo ele, o custo desse investimento seria de R$200 mil por mês.

“Seria um apoio total da prefeitura e do governo para as famílias que mais precisam. O projeto seria destinado para essas famílias de baixa renda e não haveria queda da receita” disse.