Política

Evento visa incentivar a participação da mulher na política

O evento promovido pelo Movimento de Mulheres Progressistas do Partido Progressista (PP) reuniu mais de 300 mulheres

Mais de 300 mulheres se reuniram na manhã deste domingo, 10, durante o evento “Fortalecendo o Futuro”, promovido pelo Movimento de Mulheres Progressistas do Partido Progressista (PP), que realizou a ação de forma simultânea em 20 cidades brasileiras. O evento teve como foco a participação da mulher na política.

Em Roraima, a legenda é comandada pelo deputado federal Hiran Gonçalves e o movimento das mulheres é coordenado no Estado por Gerlane Baccarin, que destacou a necessidade de mais mulheres na política.

“Visamos com esse evento discutir o protagonismo da mulher não só no contexto doméstico, mas em especial no contexto político, a mulher hoje já soma mais de 52% do eleitorado, e a sua participação em cargos eletivos ainda é muito tímida. Hoje no congresso a representatividade feminina é de apenas 15%, e isso porque já aumentamos 50% se comparado com a gestão anterior, mas ainda falta muito”, explicou Baccarin.

Ainda de acordo com ela, a mulher tem um papel fundamental nas discussões de temas relevantes para toda sociedade.

“Eu acredito que temas relevantes, como aborto feminicídio, e outros, entraram em pauta com a presença da mulher no cenário político, e trazer a mulher para assumir mais cargos dentro até mesmo de seus partidos vai fazer com que temas da atualidade sejam vistos com mais sensibilidade” pontuou.

A advogada, Emília Lima, que é mulher de matriz africana, destacou a importância da mulher negra na política e do empoderamento da mulher no geral.

“Vejo que hoje a mulher não quer mais ficar escondida, ela quer se sobressair em todos os setores, sabemos que culturalmente a mulher sempre ficava inferior ao homem, mas isso já está ficando no passado, e na política temos que avançar ainda mais. A mulher tem que ser empoderada não apenas em casa, mas em todo lugar”, acrescentou.