Política

Ex-secretários de Saúde prestam depoimento à CPI da Saúde

Relator da CPI disse que tem novas informações e precisa da oitiva para concluir relatório

Os ex-secretários de Saúde Cecília Smith Lorezom e Francisco Monteiro Neto serão convocados para depor na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). O requerimento foi aprovado nesta segunda-feira (23).
 
O relator da comissão, deputado Jorge Everton (sem partido), disse que as oitivas foram necessárias devido a novas informações coletadas pela comissão. “Temos fatos novos e precisamos ouvir novamente o ex-secretário Monteiro [Francisco Monteiro Neto] e a ex-secretária Cecília [Cecília Smith Lorezom]”, afirmou.

Na próxima segunda-feira (30), às 15h, a CPI ouve a ex-secretária Cecília Smith Lorezom, que atualmente é presidente da Cerr (Companhia Energética de Roraima) e, no dia 2 de setembro, o ex-secretário Francisco Monteiro Neto, às 9h. Monteiro foi exonerado do cargo após pagamento antecipado em compra de respiradores que nunca foram entregues. 

Quebra de sigilos
 
Um dos atos realizados pela CPI foi a quebra de sigilos bancário, telefônico e fiscal das empresas investigadas.
 
O deputado Coronel Chagas informou que a CPI vai verificar junto à equipe da Polícia Civil, que analisa os autos sigilosos, se já tem material suficiente para apresentar o relatório final. “Com base nele, vamos verificar a necessidade de convocar mais pessoas, caso fatos novos sejam revelados. Após ouvir todos os próximos convocados, o relator da CPI terá material suficiente para produzir o seu relatório”, ressaltou.
 
Os deputados Lenir Rodrigues (Cidadania), Renato Silva (sem partido) e Nilton Sindpol (Patri) participaram da reunião de forma presencial e o deputado Evangelista Siqueira (PT) de forma remota.