Política

Excesso de alunos é tema de reunião com Ministro

No documento destaca-se o crescimento de 12% no número de matrículas registradas no Estado desde a intensificação da migração venezuelana

Parlamentares de Roraima participaram de uma reunião na terça-feira, 09, com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para discutir a situação da rede pública de educação no Estado. Os representantes alegam que o poder público tem enfrentado dificuldades por conta do impacto do fluxo migratório de venezuelanos.

Na ocasião, foi entregue um ofício ao ministro da Educação contendo números que apontam a sobrecarga na rede de ensino e os impactos na qualidade da educação ofertada, em decorrência do crescimento do fluxo migratório de venezuelanos em Roraima.

Os parlamentares do Estado destacaram que atualmente o Estado absorveu aproximadamente nove mil estudantes venezuelanos, o que representa um crescimento de 12% no universo total de matrículas registradas em Roraima desde a intensificação do fluxo migratório.

A defesa dos parlamentares é que o crescimento acarreta prejuízos na qualidade da prestação de serviços, como transporte e merenda escolar. Além disso, cobraram uma intervenção efetiva do Ministério da Educação (MEC) para o auxílio e garantia da continuidade dos serviços na educação básica estadual. 

“Os desafios enfrentados por Roraima, frente à explosão demográfica, fogem à realidade habitual e devem ser enfrentados como um problema da nação. Esta grave crise humanitária se expressa diretamente no desequilíbrio do pacto federativo, de modo que a intervenção do Governo Federal nas áreas mais críticas se faz necessária, a fim de garantir e resguardar o direito das nossas crianças e jovens estudantes”, afirmou o deputado Haroldo Cathedral (PSD), presente na reunião.

Conforme os parlamentares, após a entrega do relatório o ministro se comprometeu a atuar em parceria com a gestão estadual e garantiu o direcionamento de recursos para atender as demandas. 

Weintraub teria dito ainda que existe um planejamento sendo desenvolvido no Ministério para ampliar os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), para Roraima.

Também presente na reunião, o senador Mecias de Jesus (PRB) informou que convidou o ministro da Educação para vir a Roraima para atestar a realidade vivida nas escolas estaduais e municipais, em especial, aquelas localizadas em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela.

“Conversamos com o ministro, ele informou que já tem uma equipe realizando um estudo sobre o assunto e que pretende se aprofundar na matéria. O ministro também se comprometeu conosco a visitar Roraima o mais rápido possível para ajudar na área da educação e nas demais questões que estamos enfrentando na saúde e na segurança pública”, informou.