Política

Filho assume vaga se Chico Rodrigues for afastado

Em caso de suposto afastamento de senador, quem poderá assumir o seu lugar é Pedro Arthur Rodrigues (Democratas)

Na possibilidade de afastamento do senador Chico Rodrigues (Democratas) do cargo, quem poderá assumir o seu lugar é Pedro Arthur Rodrigues (Democratas), filho do parlamentar. O 2º suplente é o empresário Onésimo Cruz (PSDB).

Os nomes foram definidos no registro da coligação “Todos Por Roraima” integrada pelos partidos: Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Popular Socialista (PPS), Democratas (DEM), Democracia Cristã (DC), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido Social Democrático (PSD) e Solidariedade (SD), que apoiavam a candidatura de Chico Rodrigues ao Senado nas eleições em 2018.

Pedro Arthur tem 41 anos, nascido em Paulo Afonso (BA), com ensino superior completo e atuação enquanto administrador.

Em situação de afastamento de Rodrigues e possível inviabilidade de Pedro Arthur, quem poderá assumir uma vaga no Senado Federal é o empresário Onésimo Cruz (PSDB). 

Onésimo Cruz tem 39 anos, é natural de Boa Vista (RR), com ensino superior completo e atuação enquanto empresário em Roraima. O segundo suplente substituiu o empresário Aldo Dantas Sales (Democratas), que havia sido registrado antes na coligação. 

Pedro Arthur Rodrigues (à esquerda) e Onésimo Cruz (Foto: Divulgação TSE)

ENTENDA – O senador Chico Rodrigues foi alvo de uma operação deflagrada pela Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União, que ocorreu na última quarta-feira (14), em Boa Vista. A ação investiga desvio de recursos de emendas parlamentares, destinadas ao combate a Covid-19. Durante a ação, os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.

Posteriormente, o ministro pediu o afastamento das funções parlamentares do senador por 90 dias. O afastamento ainda deve ser avaliado pelo Senado Federal. A expectativa é que o pedido só deve ser avaliado na próxima semana pelo presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (Democratas).

Leia mais: