Política

Folha BV lança ferramenta de checagem de notícias para eleições

Objetivo é trazer informações rápidas e dinâmicas sobre o processo eleitoral e candidatos, além de tirar dúvidas da população

O Grupo Folha de Comunicação lança nesta quarta-feira, 23, a ferramenta “Checagem de Notícias” para auxiliar a população com dúvidas sobre o processo eleitoral. A ideia é contribuir para atenuar os efeitos das ‘fake news’ durante as eleições 2020.

O espaço será destinado no site da Folha Web no link “Checagem de Notícias”. O objetivo é trazer informações rápidas e dinâmicas sobre o processo eleitoral e tirar dúvidas sobre a votação, período de campanha e legislação, entre outros, além de promover um espaço livre aos candidatos que queiram prestar esclarecimentos sobre inverdades sendo compartilhadas em seu nome.

“É uma forma de exercer o papel do bom jornalismo e combater as ‘fake news’, notícias fantasiosas divulgadas sem a devida apuração e responsabilidade. A população de Roraima agora tem uma ferramenta à seu dispor para checar se aquela informação é verdadeira ou não”, informou o diretor de tecnologia do Grupo Folha, Alberto Cruz.

As informações serão atualizadas diariamente de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tribunal Regional Eleitoral em Roraima (TRE-RR), Ministério Público Eleitoral, Congresso Nacional e outros órgãos de controle do Estado, além das informações apuradas pela equipe da Folha Web e Rádio Folha 100.3 FM.