Política

Gestão do PSOL deve focar em caráter técnico e diálogo com cidadão

O candidato à Prefeitura de Boa Vista pelo PSOL, Fábio Almeida, diz que é preciso um entendimento com o povo sobre aplicar recursos

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) oficializou a candidatura de Fábio Almeida e Thiana Tataíra para a Prefeitura de Boa Vista (PMBV) em ato online ocorrido neste final de semana. Em entrevista ao programa Agenda da Semana na Rádio Folha 100.3 FM neste domingo, 06, o historiador afirmou que caso eleitos, a gestão deverá priorizar por uma administração técnica e fortalecendo o diálogo com a população.

Um dos pontos citados como exemplo pelo candidato na questão da administração municipal é no que diz respeito à distribuição de água na Capital. Atualmente o serviço é ministrado pela Companhia de Água e Esgoto (Caerr), frente à uma concessão feita com a Prefeitura de Boa Vista. O contrato, no entanto, deve se encerrar até o ano que vem.

A avaliação de Fábio é que o serviço ofertado não é de qualidade, em especial, nos bairros mais afastados do centro da cidade. “Em Boa Vista, o problema da falta d’água é algo inerente à maioria dos bairros. Quem não tem caixa d’água fica sem água em determinados dias da semana, principalmente quando falamos do São Bento, Cruviana, Jardim Equatorial, todos esses bairros. Eu compreendo que existe um contrato de programa entre a Caer e a Prefeitura. A nossa lógica, diante da nova legislação, será criar a autarquia municipal para que a água continue a ser uma oferta pública, porém organizada. Também pensamos em propor um consórcio público municipal com cidades próximas, para baratear o serviço”, afirmou.

Além disso, o historiador frisou que, caso venha a ser eleito, a gestão irá primar pela administração pública com racionalidade e critérios técnicos para escolha da equipe, além de priorizar pelo diálogo com os moradores de Boa Vista.

“Nós não podemos ter uma estrutura com um antro de apadrinhamento, de aliados políticos de parlamentares. A empresa pública é pública, paga com dinheiro público para oferta de serviços públicos. Não para abrigar apoiadores políticos de ninguém”, reforçou. “Nós teremos um caráter técnico, porém, uma gestão democrática. Onde a população possa dialogar com a gestão, onde nós possamos debater quais as prioridades de investimento das emendas parlamentares”, frisou.

VICE – Na convenção online, o PSOL também definiu a microempreendedora Thiana Tataíra enquanto candidata à vice-prefeita. O historiador explicou que a escolha do nome de Thiana também se deu em razão do plano de gestão do partido para a PMBV.

“A Thiana é uma microempreendedora individual do ramo de beleza e presta serviços, tem experiência. O comércio é um tema que queremos trazer no debate das eleições deste ano, principalmente por conta do abandono que os pequenos empreendedores vivem na Capital. Um dos principais setores empregatícios gerados dentro de Boa Vista já é o da iniciativa privada e, infelizmente, eles foram abandonados seja pelo governo federal, estadual ou municipal”, disse Almeida.