Política

Governador anuncia Decreto para criar modelo de Governança em RR

O ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, participou da abertura do II Fórum de Prefeitos e Secretários que ocorreu na segunda-feira, 25, no Palácio Senador Hélio Campos. 

O ministro apresentou o plano do Governo Federal que trata o assunto e que está sendo divulgado por todos os Estados do país.

“Esse plano busca conscientizar os gestores de que não pode ser feito de forma improvisada, não pode ser feito do ‘jeitinho brasileiro’. Tem que ter planejamento, organização para entregar um bom produto para a sociedade do município, do Estado e do Brasil”, destacou o ministro.

O governador Antonio Denarium anunciou que Roraima terá por meio de decreto, um modelo de governança com estratégias e metas a médio e longo prazos e ressaltou a importância do trabalho em conjunto entre os entes federativos.

“No nosso segundo Fórum, estamos alinhando as políticas públicas do Estado, municipais e a governança. Ela tem que começar pelo Governo Federal com uma política bem clara, depois junto ao Estado de Roraima e aos municípios”, disse Denarium. “Nós temos que deixar um modelo de governança registrado na forma de Lei para que os próximos governadores sigam o planejamento. Temos que beneficiar a população de Roraima e acabar com os entraves para que o Estado se desenvolva e se torne um modelo para o país”.

Nos próximos dias uma Comissão será formada com membros de todos os Poderes. Será apresentada a situação do Estado que avaliará as metas e estratégias para o Plano de Governança Estadual.

Participaram do Fórum os prefeitos de Mucajaí, Eronildes Gonçalves; de Caracaraí, Socorro Guerra; de Alto Alegre, Pedro Henrique Machado; de Bonfim, Joner Chagas; do Canta, Carlos Barbudo; de Iracema, Jairo Ribeiro; de Pacaraima, Juliano Torquato; de Rorainópolis, Leandro Pereira; de São Luiz; James Batista e Tulio Alexandre representando a prefeitura de Amajari.

Para o presidente da Associação dos Municípios de Roraima, Pedro Henrique Machado, a base para solucionar qualquer problema é o diálogo. 

“Os problemas sempre vão existir, mas o que difere as boas administrações das ruins é a procura para solução desses problemas. Sabemos as dificuldades, mas sem dúvida, unidos, nós vamos conseguir achar as soluções a identificar os problemas, achar soluções e cada um fazendo a sua parte”

Publicidade