Política

Governador apresenta impacto da crise em RR em audiência no Senado

O governador Antonio Denarium participou de audiência “A Crise na Venezuela e seu impacto no Brasil”, realizada pelo Senado Federal, e apresentou aos senadores os impactos que o Estado vem sofrendo desde o início da imigração em massa dos venezuelanos. Ele pediu a ajuda dos parlamentares para angariar recursos junto ao Governo Federal.

Denarium foi convidado pela Subcomissão Temporária sobre a Venezuela do Congresso Nacional, com a finalidade de discutir o tema. A audiência foi requerida pelo senador Telmário Mota.

O governador lembrou que Roraima é a porta de entrada dos venezuelanos no Brasil. A cidade de Pacaraima, na fronteira, e a Capital Boa Vista são as cidades mais afetadas com a crise migratória e apresentou os números que a crise venezuelana tem afetado o Estado. 

“A taxa de desemprego no estado saltou de 8% para 16% em dois anos causando um trauma na economia de Roraima. Na educação mais de 5 mil alunos filhos de venezuelanos estão estudando na rede de escolas estaduais. Na saúde, 50% dos leitos hospitalares são ocupados por venezuelanos. Na UTI neonatal estão hoje 46 bebês, 40 filhos de venezuelanos. Hoje temos 300 venezuelanos no sistema prisional. A nossa população, em Roraima, aumentou em torno de 60 mil habitantes, de 520 mil para aproximadamente 580 mil habitantes. Nós não temos os recursos necessários para receber os venezuelanos que usam o estado para entrar no Brasil. Pacaraima, nossa cidade na fronteira, recebe o primeiro impacto. Nós não temos infraestrutura de indústria e agronegócio pra absorver essa mão de obra que está entrando”, disse. 

Denarium pediu a ajuda dos parlamentares para que junto ao Governo Federal destinem recursos para restituir a Roraima o que já foi gasto com venezuelanos. Segundo o governador, o Estado precisa no mínimo de R$ 30 milhões por mês para atender essa grave crise migratória sem precedente na história do País.

“É importante lembrar que a Venezuela não faz fronteira com Roraima e sim com o Brasil. O problema da imigração venezuelana não é só do estado, é do Brasil. O Exército está fazendo um brilhante trabalho com a Operação Acolhida. Só que, nós precisamos de investimentos para manter a ordem e o serviço público funcionando em boas condições”, explicou.

O senador Telmário Mota, que preside a Subcomissão, disse que os senadores precisam ajudar no aparelhamento do Governo de Roraima para ele não só ter suporte a essas migrações, mas para dar continuidade às atividades que lhe são competentes.

“Todos os serviços públicos do Estado estão saturados, fruto dessa imigração desenfreada, e Roraima não estava preparado para isso. A Operação Acolhida faz só o custeio. O Exército não entra com a saúde, não entra com o emprego, não entra com a escola. Então a situação de Roraima é preocupante e Precisamos levar essa demanda até o Presidente da República”, enfatizou.

O senador Flávio Bolsonaro disse que o Governo Federal está interessado em solucionar diversas questões do estado, como a contribuição para a mudança da matriz econômica, a questão energética, bem como a transferência das terras e apoio ao agronegócio.