Política

Governador entrega equipamentos e faz duras críticas a promotora 

A cerimônia de assinatura da Carta de Doação da entrega de equipamentos médicos hospitalares ao Estado pelo Ministério da Saúde foi realizada na tarde dessa sexta-feira, 21, no Palácio Senador Hélio Campos.

Participaram o governador Antonio Denarium, o gerente de Projetos da Universidade Estadual da Paraíba, Paulos Barbosa, além de secretários estaduais, parlamentares das bancadas municipal, estadual e federal e a promotora do Ministério Público Estadual, Jeanne Sampaio.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Universidade Estadual de Campina Grande (PB) e a empresa Lifemed.

Foram doados 79 equipamentos, sendo 52 monitores cardíacos e 27 desfibriladores. Um investimento do MS de aproximadamente R$ 2,3 milhões.

“Essa ação faz parte do Projeto PDP (Parceria de Desenvolvimento Produtivo), em que o Ministério da Saúde doa os equipamentos médicos aos estados, atendendo a todas as normativas da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], que consistem na construção dos equipamentos pelos estudantes da Universidade, sob a supervisão da empresa nacional, que fica responsável também pela entrega, treinamento dos profissionais de saúde, para manuseio dos equipamentos, e assistência técnica”, esclareceu o representante do MS e professor doutor da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), Paulo Barbosa.

Roraima é o terceiro Estado da Região Norte a ser beneficiado pelo projeto. Durante a cerimônia de assinatura da Carta de Doação, o governador Antonio Denarium falou sobre essa conquista para a saúde roraimense.

“Já fizemos muito, mas precisamos avançar ainda mais, e essa atenção do Ministério da Saúde nos deixa muito felizes, pois a entrega desse material será de grande ajuda para as unidades de saúde. Depois de cumpridas todas as exigências do MS, nossa expectativa agora é poder utilizar os equipamentos o quanto antes”, frisou o governador.

Os equipamentos atenderão à demanda do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, do Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco Rodrigues e do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth.

CRÍTICAS – Ainda em sua fala, o governador criticou a ação realizada pela promotora Jeanne Sampaio, que um dia antes da entrega, retirou parte dos equipamentos do local onde estavam armazenados, aguardando a inspeção e liberação dos técnicos do Ministério da Saúde e da empresa LifeMed, protocolo obrigatório para a doação dos equipamentos ao Governo do Estado.

“Esse protocolo é obrigatório para verificar o funcionamento de todos os equipamentos, pois é a partir dessa inspeção que a empresa atesta a garantia de um ano. Sem contar que os profissionais precisam ser capacitados para operar os aparelhos. E na quinta-feira, 20, fomos surpreendidos com a notícia de que a promotora Jeanne Sampaio havia ido ao depósito do governo, recolhido parte dos equipamentos e levado para a maternidade. Esses equipamentos não poderiam ser usados de forma alguma sem antes obedecer a esses protocolos. Nós corremos, inclusive, o risco de perder a garantia desses aparelhos que foram transportados de maneira inadequada. Ela alegou que os equipamentos foram encontrados. Eles não foram encontrados, porque não estavam perdidos. Eles estavam guardados, desde o dia 5 de fevereiro, quando chegaram ao Estado, aguardando a chegada da equipe do ministério, universidade da Paraíba e do fabricante, o que aconteceu nesta sexta”, finalizou Denarium.

Agora os equipamentos passarão por vistoria e os profissionais da saúde, por treinamento, para que os monitores cardíacos e desfibriladores possam ser destinados às unidades de saúde do Estado.