Política

Governador exonera secretário de saúde e coloca advogada no cargo

Coronel Élcio Franco saiu da Sesau após assumir a gestão por dois meses; advogada Cecília Lorezom assume a pasta

Após cerca de dois meses de gestão, o governador Antonio Denarium (PSL) decidiu exonerar o Coronel do Exército Brasileiro, Élcio Franco, do cargo de secretário estadual de Saúde (Sesau). O militar é natural de Minas Gerais e estava em Roraima desde dezembro passado, quando começou a intervenção federal.

A confirmação da saída de Élcio Franco veio com a publicação do Diário Oficial do Estado (DOERR) de ontem, 17. No decreto nº 1210-P consta a exoneração do titular da Sesau pelo governador Denarium, porém não há nomeação de Franco para um novo cargo. 

A última aparição de Franco como titular da Sesau foi durante a inauguração da 8ª Conferência Estadual da Saúde (Sesau), na última quinta-feira, 13. A Folha entrou em contato com o militar para falar sobre a sua exoneração, porém o ex-secretário não atendeu às ligações da reportagem.

ATUAÇÃO – Élcio Franco já trabalhava junto ao Governo do Estado desde março. Inicialmente, o coronel foi nomeado como assessor e subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, em 19 de março. Já em 03 de abril, o coronel assumiu a Sesau com a saída do médico Ailton Wanderley, que denunciou suposto esquema de corrupção na pasta envolvendo empresas terceirizadas.

No período de dois meses à frente da Sesau, a gestão de Franco foi marcada por denúncias de falta de materiais, equipamentos e profissionais de saúde na Capital e no interior do Estado, além do pedido de intervenção federal no Hospital Geral de Roraima (HGR) pelo Ministério Público de Contas de Roraima (MPC-RR).

No mesmo período foi pedida a prorrogação do estado de calamidade pública na saúde pelo governador Denarium e a criação de uma comissão para apurar a responsabilidade de servidores frente às reclamações dos usuários das unidades hospitalares da rede estadual.

Sobre a nomeação da comissão para apurar os fatos, a Sesau informou em nota para a Folha que a apuração de irregularidades continua em andamento. O relato é que os envolvidos começaram a ser ouvidos na semana passada e que a comissão possui um período de 30 dias, desde a sua instalação, para finalizar a investigação. O prazo pode ser prorrogado por mais 30 dias, caso necessário.

“Mais informações serão repassadas à população após o fim do processo de sindicância, de modo que não haja nada que possa comprometer o andamento da investigação”, complementou a Sesau. (P.C.)

Nova titular é advogada e atuou por dois anos na Sesau

Cecília Smith Lorezom trabalhou na Área de Humanização do SUS de 2015 a 2017 (Foto: Secom)

Também no Diário Oficial foi publicada a nomeação da advogada e professora de Direito Cecília Smith Lorezom para assumir a Sesau. Na mesma ocasião foi decretada a exoneração de Cecília do cargo que ocupava até então, de vice-presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL). 

Questionada sobre a saída do coronel Élcio Franco da Sesau, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Governo do Estado ressaltou que “ajustes no primeiro escalão de governo fazem parte da rotina administrativa” e confirmou a nomeação da advogada Cecília Lorezom para assumir a Sesau.

De acordo com a Secom, Cecília é roraimense, formada em Direito pela Universidade Federal de Rondônia, especialista em Gestão, Perícia e Auditoria Ambiental, Direito Constitucional e Administrativo e tem capacitação em Macropolítica e Gestão no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente está cursando MBA em Contratos e Licitações e faz mestrado em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania, pela Universidade Federal de Roraima.

Com relação à sua experiência na área da saúde, a Secom informou que a nova secretária já trabalhou na Sesau como assessora para a Área de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) “no período de 14 de dezembro de 2015 a 23 de junho de 2017”.(P.C.)