Política

Governador muda adjunto e altera novamente gestão da Sesau

#SemTempo? Confira o resumo da matéria:

A secretária adjunta da saúde, Patrícia Renovato, foi exonerada do cargo e nomeada enquanto diretora-geral da Maternidade. Em seu lugar foi nomeado o psicólogo Rodrigo Santana, que exercia um cargo no Ministério da Saúde.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) sofreu nova mudança na gestão, desta vez, com a exoneração da adjunta Patrícia Renovato. A saída do cargo foi oficializada em publicação no Diário Oficial do Estado (Doerr), nesta quarta-feira, 08. 

No decreto, o governador Antonio Denarium (sem partido) exonerou a secretária adjunta de saúde e, em seguida, nomeou Patrícia enquanto Diretora-Geral do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré. 

Na mesma publicação o governador nomeou o médico Rodrigo dos Santos Santana para o cargo de segundo secretário adjunto da Saúde. Com a adição de Santana, a gestão da Sesau agora é formada somente por administradores que não atuavam em Roraima. 

Assim como o atual secretário de Saúde, Allan Garcês, Santana também executava uma função no Ministério da Saúde. O atual adjunto trabalhava enquanto Diretor de Programa da Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde. O outro secretário adjunto da Sesau, Francisco Monteiro, atuava antes em Brasília como diretor do Instituto de Assistência de Saúde do Servidor do Distrito Federal (INAS).

PERFIL – Rodrigo Santana é mestre em Gestão Política de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp- Fiocruz) e graduado em Psicologia, com pós-graduação em Administração Pública, com foco nas temáticas de Gerenciamento de Projetos, Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Processos e Gestão do Conhecimento. 

Trabalhou como Assessor de Planejamento Estratégico na Secretaria Executiva do Ministério da Saúde (2008 a 2010), Analista de Inovação Gerencial (2010 a 2012), Analista de C&T – 2012 (INCA/MS) na unidade de Planejamento e no Gabinete da Direção e foi assessor do Secretário Executivo-Adjunto do Gabinete de Transição Governamental (2018). 

Sesau diz que mudanças fazem parte da rotina de trabalho

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que a realização de mudança no primeiro escalão de governo faz parte da rotina de trabalho e adequação administrativa, buscando sempre atender com mais eficiência e foco aos anseios da população.

“A secretária-adjunta Patrícia Renovato cumpriu o seu papel diante de uma pasta importante e tal competência foi reconhecida pelo governador Antonio Denarium, que a nomeou para ser a nova diretora do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, uma das principais unidades de saúde do Estado”, diz trecho da nota.

Com relação ao nome de Rodrigo dos Santos Santana, a Sesau ressalta que sua nomeação foi feita com intuito de fortalecer a gestão de saúde pública do Estado. (P.C.)