Política

Governador se reúne com embaixador britânico sobre crise migratória 

O governador Antonio Denarium recebeu a visita do embaixador Britânico no Brasil, Vijay Rangarajan, e representantes do UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), da Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados), a fim de discutir soluções para a crise migratória que atinge o Estado há cinco anos.

Denarium classificou como “de extrema importância” a visita do embaixador a Roraima. “Principalmente porque ele se mostrou sensibilizado com os pontos críticos na região, em especial a crise migratória, que acaba gerando maior demanda nos nossos hospitais e nossas escolas”, disse.

Na oportunidade, o governador também falou sobre a dependência energética do Estado e as soluções para atrair mais investidores, como o início da obra do Linhão de Tucuruí, previsto para agosto deste ano.

Vijay Rangarajan frisou que a situação migratória causa muitas preocupações e que a ideia da visita ao governador é ouvir as demandas do Estado e buscar maneiras de ajudar a quem sofre com a crise.

“Queremos ver as necessidades em Roraima para possíveis investimentos. Também quero que trabalhemos juntos para lidar, da melhor forma, com a crise migratória. Além disso, o Exército Brasileiro está fazendo um trabalho incrível com esse público”, pontuou. Representante da UNFPA no país, Jaime Nadal Roig ressaltou que a ONU (Organização das Nações Unidas) têm acompanhado de perto esta situação desde o início. “Foi uma reunião muito interessante para verificarmos uma forma de melhorar o cenário migratório em Roraima”, afirmou.

MISSÃO – A missão do embaixador Vijay Rangarajan, em Roraima, é organizada pela missão diplomática do Reino Unido no Brasil. Teve iniciou ontem e segue nesta terça-feira para avaliar in loco a situação da recepção, interiorização e suporte aos imigrantes venezuelanos. 

Entre os locais que estão sendo visitados pela delegação britânica estão instalações de recepção, abrigos para refugiados e migrantes e associações da sociedade civil. O Exército Brasileiro vai expor à delegação o funcionamento da Operação Acolhida e seus resultados até o momento.

O governo britânico oferece suporte para mitigar a crise na América Latina. “Só uma solução em conjunto pode ajudar a avançar nesta situação. O governo brasileiro, as agências do sistema ONU e as organizações da sociedade civil estão muito engajados em trazer melhorias nesta situação tão sensível e o governo britânico está pronto para apoiar”, afirma o embaixador.

O Reino Unido estima que mais de 7 milhões de venezuelanos precisam de assistência humanitária e cerca de 3,6 milhões estão vivendo fora de seu país.