Política

Governadores da Amazônia cobram recursos para saúde

Os governadores dos nove estados da Amazônia se reúnem até esta sexta-feira, 13, para discutir as pautas em comum da região, como a defesa da saúde, desenvolvimento econômico e ambiental, além da geração de projetos e investimentos. O encontro ocorre no 20º Fórum de Governadores da Amazônia Legal que acontece em Belém, no Pará. 

Na ocasião, os governadores dos estados do Amapá, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Amazonas, Tocantins, Acre e Roraima assinaram a Carta de Belém, apresentando à sociedade as deliberações do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal.

Os gestores manifestaram preocupação com advento do Coronavírus e frisaram a necessidade de ampliar a capacidade de resposta da rede de atenção à saúde, além de pleitear do Governo Federal o imediato aporte dos recursos para o custeio das ações emergenciais, a habilitação e imediata instalação adicional de 1 mil leitos de UTI para reforço da rede de cuidados intensivos.

Outros pontos citados foram a implementação da regularização fundiária, desenvolvimento econômico da Amazônia Legal, restabelecimento do fluxo do Fundo Amazônia, a rede de infraestrutura e logística de transporte da Amazônia e ações prioritárias na área da educação, o projeto “Alfabetização e Aprendizagem na Idade Certa”, a implantação de compras compartilhadas de medicamentos de alto custo, a integração de sistemas, banco de dados e governança; e, na área de segurança, o Programa Tático Operacional de Articulação Interestadual em Segurança.

“Todos os esforços que estamos fazendo, unindo forças, para fortalecer ações conjuntas dos nove Estados componentes deste consórcio, seguem um planejamento efetuado agora para render frutos positivos para todos no futuro. Por isso, mais importante que diagnosticar problemas e apontar soluções conjuntas é que possamos também nos apoiar, seja nas ações em defesa dos interesses da Amazônia, seja nas políticas estruturantes de cada um dos nossos Estados”, disse o governador Antonio Denarium (sem partido).

Durante a IV Assembleia Geral Ordinária, secretários de Estado e técnicos também participaram de câmaras setoriais específicas voltadas às temáticas de Planejamento e Gestão Estratégica, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Educação, Saúde, Segurança Pública, Comunicação Pública e Gestão Fiscal e Tributária. (P.C.)