Política

Governo Federal decreta situação de emergência em nove municípios de RR

A medida foi adotada após a entrega do Decreto de Calamidade Pública do Estado, ao ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho

Em razão do inverno rigoroso em Roraima, o Governo Federal declarou situação de emergência nos municípios de Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Normandia, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz e Uiramutã. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira, 06.

A medida foi adotada após a entrega do Decreto de Calamidade Pública do Estado, em nome do governador Antonio Denarium (sem partido). O documento foi entregue pelo coordenador da bancada, deputado Hiran Gonçalves (Progressistas) ao ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho no início de junho.

Segundo o decreto de emergência do Governo de Roraima entregue ao ministro Marinho, as chuvas causaram “danos a infraestruturas como pontes, estradas e vicinais, o que gera dificuldades de tráfego nessas vias, escoamento de produção e acesso a hospitais e vilas” nos nove municípios.

O decreto, que tem validade de 180 dias, foi elaborado com base em parecer técnico da Defesa Civil estadual, órgão ligado ao Corpo de Bombeiros. Desde abril, equipes atuam para atender moradores afetados pelas chuvas no interior do estado.

Com a decisão do governo federal de decretar situação de emergência nos nove dos quinze municípios de Roraima, essas equipes receberão reforço nesse suporte e na reestruturação das estradas, casas e prédios públicos afetados.

TRATATIVA – De acordo com Gonçalves, o ministro Marinho deixou claro que, a partir de agora, com a segurança jurídica exigida, será possível dar o apoio ao governo do Estado, com todo o suporte necessário para esses casos de calamidade pública.

O ministro do Desenvolvimento Regional referia-se às tratativas burocráticas que obrigatoriamente devem ser feitas junto à Secretaria Nacional de Defesa Civil antes da decisão oficial com a publicação no DOU para que todas as etapas do apoio ao Estado de Roraima pudessem ser efetivadas.

Segundo o parlamentar, o trabalho para ajudar esses municípios não pode parar, considerando que há famílias inteiras precisando de ajuda nesse momento.

“Estamos atuando incansavelmente junto ao governo federal em defesa da nossa gente”, afirmou o deputado Hiran Gonçalves. “Agora, temos certo que os municípios afetados pelas fortes chuvas e enchentes desse inverno receberão a ajuda do governo federal já nos próximos dias”, declarou.


Documento foi entregue  ao ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (Foto: Ascom Dep. Hiran Gonçalves)