Política

Governo cria três secretarias extraordinárias

Novas pastas comandarão políticas nas áreas de inclusão social, digital e relações federativas

O Governo de Roraima conta agora com mais três secretarias na Administração Direta. As pastas foram criadas de forma extraordinária, com duração de um ano. São elas: a Secretaria de Estado Extraordinária de Promoção, Desenvolvimento e Inclusão Social (Seedis); Secretaria de Estado Extraordinária de Relações Federativas (Seerf) e Secretaria de Estado Extraordinária de Governo Digital (Seegd). 

A Seedis será comandada pela primeira-dama, Simone Denarium, com a tarefa de comandar políticas públicas de responsabilidade social, desenvolvimento humano, cidadania e inclusão social, além da promoção, defesa e garantia dos direitos humanos. 

Já a Seerf tem como secretário Valdeilson da Silva, mais conhecido como Deilson Bolsonaro, que até então, coordenava um Grupo Técnico Especializado (GTE) na Casa Civil. A nova secretaria dará assistência ao governador na articulação com outros estados, além de assessorar nas relações com autoridades governamentais, parlamentares, partidos e lideranças políticas. 

Já a Seegd, sob comando do analista de sistemas Paulo Torres, então coordenador da Assessoria do Governo Digital, busca desburocratizar a relação do poder público com a sociedade, mediante serviços digitais. 

A criação foi oficializada no Diário Oficial nesta semana. Em nota, o Governo de Roraima disse que a criação das secretarias extraordinárias está prevista no orçamento governamental. 

“Elas são uma necessidade para melhor representação do governo em áreas importantes da administração pública, como a área social, uma das mais atingidas pela pandemia, e a área de tecnologia da informação, onde a secretaria irá atuar de forma efetiva na transparência de informações do governo de Roraima. Esclarece que a escolha dos dirigentes das secretarias seguiu critérios técnicos, assim como ocorre na escolha de todos os integrantes do primeiro escalão.”