Política

Governo e prefeituras discutem enfrentamento ao coronavírus

Reunião ocorreu no Palácio Senador Hélio Campos

O governador Antonio Denarium, prefeitos e representantes dos 14 municípios do interior do Estado se reuniram nesta segunda-feira, dia 1º, para discutir estratégias de combate ao Coronavírus (COVID-19). Na oportunidade, o governador e secretários de Estado prestaram contas do que vem sendo feito e dos repasses aos municípios.

A reunião, que ocorreu no Palácio Senador Hélio Campos, respeitou as recomendações sanitárias do Ministério da Saúde.

Todos os participantes utilizaram máscaras e no local foram disponibilizados luvas e álcool em gel para higienização das mãos e microfones.

O governador Antonio Denarium afirmou que convidou todos os municípios. Ele acredita que um trabalho conjunto e linear, pode ajudar Roraima como um todo a sair dessa situação o quanto antes. “Todas as Prefeituras do interior vieram. Os prefeitos que não puderam comparecer enviaram representantes, infelizmente, não pudemos contar com a presença de ninguém da Prefeitura de Boa Vista”, disse.

 Denarium destacou que o Governo Federal sancionou leis e destinou recursos para os Estados e municípios para o combate à COVID-19. Ele também frisou que o repasse constitucional do Estado aos municípios está em dia e que o pagamento é feito rigorosamente nas datas previstas. Segundo a Sefaz (Secretaria de Fazenda), desde o início do ano, mais de R$ 125 milhões foram repassados às 15 Prefeituras do Estado.

 “Com esses recursos extraordinários trabalhamos na aquisição de EPIs [Equipamento de Proteção Individual], medicamentos e insumos. Nosso grande propósito agora é cumprir todas as exigências do Ministério da Defesa que é o acordo de cooperação com o Exército Brasileiro para o funcionamento da APC [Área de Proteção e Cuidados]”, disse Denarium ao adiantar que até o final desta semana a unidade vai estar em funcionamento. 

 A secretária Adjunta da Sesau (Secretaria de Saúde), Fabiana Zimmermann, afirmou que a etapa de fornecimento de insumos e EPIs já foi cumprida. O passo seguinte é a contratação de profissionais.

 “Abrimos editais para a contratação desses profissionais e conseguimos uma vitória na Justiça para contratar em caráter de urgência profissionais formados em outros países que ainda não fizeram a revalidação dos diplomas no Brasil. Essa foi uma medida extrema, devido a dificuldade de conseguir profissionais para atuar nessa área no atual momento”, pontuou.

 O prefeito do município de Alto Alegre, Pedro Henrique Machado, afirmou que a reunião foi produtiva. Ele disse que os prefeitos e representantes dos municípios tiveram voz para falar as reais necessidades e preocupações. Ele também ressaltou que a APC é fundamental para todo o Estado, não somente para a Capital.  

 “Todos os munícipes do interior de Roraima que precisem de atendimento de urgência, de um atendimento especializado, vão ter que vir para Boa Vista. Também expusemos ao governador a nossa preocupação entre outras demandas como dívidas deixadas por governos anteriores na área de saúde, que ele se comprometeu em quitar para que a gente possa executar mais ações no combate à COVID-19. Se os dois Poderes trabalharem com harmonia, cada um fazendo a sua parte, os números vão diminuir”, disse Machado.

 Para Argilson Martins, prefeito de Caroebe, a proximidade entre Governo e Prefeitura é fundamental. “Sei que o Governo está preocupado em ajudar os municípios e nos colocamos a disposição para que nós possamos trabalhar juntos, pois o nosso único objetivo é salvar vidas. Nossa meta é unir forças para que possamos dar a volta por cima”, declarou.