Política

Governo estadual investirá R$ 8 milhões em reformas de escolas

Instituições de Ensino Médio serão contempladas com as obras. Reformas fazem parte da implantação do Programa Emti (Escola de Ensino Médio em Tempo Integral).

O Governo do Estado de Roraima, por meio de uma ação Inter setorial entre a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e Seinf (Secretaria de Infraestrutura), dá continuidade à implementação do Programa Emti (Escola de Ensino Médio em Tempo Integral). 

Além das aquisições de equipamentos e mobiliários, as escolas que ofertam o Emti vão passar por reformas.  Um arquiteto e um engenheiro da Seinf estão indo às escolas para fazer o levantamento das necessidades para elaboração do projeto básico e do orçamento.

Os recursos para as reformas são específicos do Programa Emti, provenientes do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica) e já estão garantidos.

A diferença é que a atual gestão está empenhada na aplicação devida dos recursos para programar o programa no Estado. Para as obras de reforma, construção e ampliação, serão investidos cerca de R$ 8 milhões.

Nesta terça-feira, 14, os técnicos da Seinf estarão na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral José Vieira de Sales Guerra, em Caracaraí, e na última quarta-feira, 8, a equipe esteve na Escola América Sarmento, em Boa Vista.

“O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, tem investido no Programa Emti em Roraima. No começo do ano, as escolas receberam carteiras novas e outros mobiliários já chegaram ao Estado. Agora os engenheiros da Seinf estão nas escolas fazendo o levantamento para as reformas. Todas essas ações vão refletir na qualidade do ensino e na melhoria dos índices educacionais”, destacou Cátia Maria dos Santos Costa, coordenadora do Programa Emti na Seed.

Em Roraima, cinco escolas ofertam o Emti: José de Alencar (Rorainópolis), Padre José Monticone (Mucajaí), José Vieira de Sales Guerra (Caracaraí), e Maria das Dores Brasil e América Sarmento (Boa Vista). Todas as instituições vão passar por reformas.

MAIS EQUIPAMENTOS – Com os recursos do programa, a Seed também já adquiriu 162 mesas para microcomputador, 41 kits para refeitórios (cada kit contém uma mesa e seis cadeiras), 13 mesas de escritório, além de 13 mesas para salas de aula, três mesas octogonais para bibliotecas, 178 cadeiras para digitador e outras 30 cadeiras destinadas às secretarias escolares. O investimento foi na ordem de R$ 131.695,00. Todos esses materiais já estão no Estado, passando por tombamento patrimonial.

No início deste ano, as escolas Emti receberam novas carteiras escolares. Foram adquiridas 1.500 unidades, já distribuídas entre as cinco escolas Emti. O valor investido nesta aquisição foi de R$ 330 mil.

Também estão em processos de aquisição, centrais de ar condicionado, equipamentos para laboratórios de informática e de ciências, materiais didáticos, além de armários de aço para arquivo e armários para cozinha.

O PROGRAMA – O Emti é um programa do Governo Federal, que tem o objetivo de apoiar os sistemas de ensino público a oferecer a ampliação da jornada escolar e a formação integral e integrada do estudante.

O FNDE transfere recursos financeiros para apoiar a implantação de escolas de Ensino Médio em Tempo Integral pelas secretarias estaduais de Educação. O Governo do Estado de Roraima, por meio da Seed, vem investindo nas escolas de Ensino Médio em Tempo Integral por acreditar nessa proposta diferenciada de escola pública, que proporcionará a formação integral do aluno.

As escolas de Ensino Médio em Tempo Integral estimulam o protagonismo juvenil, o empreendedorismo, a pesquisa científica e o projeto de vida, proporcionando que o estudante construa o seu próprio conhecimento.

Neste modelo de escola, existe uma Matriz Curricular Diferenciada e Flexível que contempla as disciplinas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) como Língua Portuguesa, Matemática, Física e Química, além dos Itinerários Formativos, com os quais os estudantes têm a oportunidade de escolher caminhos de aprofundamento do que desejam realmente estudar.