Política

Governo vai assumir gestão do Hospital de Campanha, diz Denarium

Unidade irá atender pacientes com covid enquanto Hospital Geral de Roraima passa por revitalização

Roraima completou 32 anos no último dia 05 de outubro e, para elencar os avanços e os desafios enfrentados pelo Estado, o governador Antonio Denarium (sem partido) foi o entrevistado de domingo, 11, no programa Agenda da Semana na Rádio Folha 100.3 FM.  A saúde pública no Estado, uma das maiores preocupações da população, deverá passar por mudanças para continuar a oferta de serviços e o combate ao coronavírus. A primeira delas foi a confirmação de que a administração estadual vai passar a ser responsável pelo Hospital de Campanha.

Com a redução do número de casos e óbitos de covid em Roraima, a intenção é que o Governo assuma a gestão da unidade de saúde atualmente de responsabilidade do Exército Brasileiro e inicie um processo de revitalização no Hospital Geral de Roraima (HGR). A possibilidade já havia sido levantada pelo coordenador da Operação Acolhida, general Barros e foi ressaltada por Denarium à Folha, inclusive citando uma negociação com os atuais administradores para a transferência da gestão. Explica que isso se dá em razão da dificuldade em parar o hospital para reforma e deixar de ofertar o serviço para os pacientes.

“O Hospital Geral chegou a ter mais de 300 pacientes internados com covid. Agora, temos cerca de 50. A nossa meta agora é assumir o Hospital de Campanha, transferir os pacientes do HGR para a unidade e começar a restruturação de todo o hospital. Deixar um bloco para covid e os demais para leitos de retaguarda. As cirurgias vão continuar sendo feitas no HGR. O pré e o pós operatório vai ser no Bloco B, que vamos inaugurar neste mês. A previsão é que o Bloco E do Hospital Geral de Roraima seja entregue até dezembro de 2020”, disse. O governador negou a especulação de que o local poderia se tornar um novo abrigo para imigrantes. “Não tem isso não”, disse.

Nas unidades do interior do Estado, o governador disse que estuda uma forma de mudar a gestão compartilhada das unidades de saúde que tem com algumas prefeituras, como é o caso do município de Alto Alegre. “O Hospital Estadual de Alto Alegre é uma gestão compartilhada do município com o Governo. Estamos trabalhando para que as unidades estaduais sejam gestão única e exclusiva do Estado”, completou. 

Lembrou ainda que já foram entregues as unidades de saúde no Caroebe e outras estão sendo reformadas em Bonfim, Pacaraima, Normandia e Mucajaí. Outros processos em andamento são para reformar os hospitais de Iracema, Baliza, São Luiz e Rorainópolis. 

“Neste mês vamos inaugurar o novo hospital de Santa Maria do Boiaçu, o centro de especialidades médicas e a nova maternidade de Rorainópolis, com 60 leitos, dois centros cirúrgicos e exames. As mulheres não vão mais precisar vir para Boa Vista para ter seus filhos. Estamos dando a ordem de serviço do novo Instituto Médico Legal (IML) também no município, para auxiliar a região do Sul do Estado”, acrescentou.

Geração de emprego é principal desafio do Estado, avalia governador

Análise é que Roraima precisa de maior geração de emprego e condições de trabalho (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Outra das principais questões elencadas pelo governador foi a necessidade de criar um ambiente apto para geração de empregos dos produtores locais e atrair investidores de fora. Para o governador, a falta de emprego é o principal desafio do Estado, ainda mais em razão dos impactos da pandemia do covid. É de conhecimento que para driblar a falta de trabalho, muitos empreendedores rumaram para o setor do comércio em especial na área da construção civil, segundo recentes dados do Cadastro Geral de Empregos (Caged).

Os setores que também viram crescimento, ainda que em apoio à uma atividade ilegal, foram os relacionados ao garimpo, com aumento de venda de equipamentos, veículos e serviços de alimentação, entre outros. Inclusive, a possibilidade de que o comércio brasileiro era um dos fornecedores do garimpo ilegal na Venezuela foi criticado pela embaixadora do país no Brasil, Maria Teresa Belandria.

Sobre a situação, Denarium ressalta que mais de 70% das exportações para a Venezuela são de empresas de outros estados “Elas saem das suas empresas de origem e passam por aqui. Quando passam as carretas, lógico que utilizam hotel, restaurante, mecânico, esses setores estão faturando”, disse.

Paralelo à isso, o chefe do Poder Executivo disse que os empreendedores estão investindo mais por saber que a gestão paga o salário e as contas com servidores em dia, além de realizar obras que estavam paralisadas. “O consumo aumentou, consequentemente o empresário está vendendo mais e ampliando as suas atividades. Nós somos um dos quatro estados do Brasil que teve aumento de arrecadação de ICMS em 2020”, afirmou Denarium.

Outro ponto fortalecido é o setor do agronegócio, característico da região. Uma das formas de auxiliar na recuperação dos empreendedores no Estado, segundo o Governador, é combinar o investimento com a sustentabilidade. “Produzir preservando o meio-ambiente, ou seja, dentro da legalidade. O Governo também está trabalhando para liberar o processo de licenciamento ambiental para melhorar a nossa situação e atrair investidores”, declarou.

População precisa se conscientizar e ajudar governo na preservação do meio-ambiente

Sobre a situação das queimadas, que se repetem ano após ano, o governador frisou que Roraima está se preparando para o enfrentamento dos incêndios, com ajuda da população. Citou que Roraima foi o primeiro estado a fazer adesão junto ao Governo Federal na Garantia da Lei e da Ordem (GLO), onde o Exército Brasileiro pode auxiliar os estados no combate aos incêndios florestais e desmatamentos ilegais.

“Também encabecei um movimento junto com os governadores da Amazônia onde alavancamos recursos para a Amazônia, para fazer o trabalho de combate aos incêndios florestais. Com esses valores nós estamos comprando viaturas, equipamentos e contratando brigadistas em todo os municípios através de seletivo”, disse.

Outro ponto ressaltado pelo governador é a conscientização de todos. “Paralelo à isso nós estamos fazendo um trabalho junto com a Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente) para conscientizar os produtores que não faça a queimada da sua roça sem a autorização”, declarou.

Confira a entrevista na íntegra:

Leia mais: