Política

Governo vai solicitar prorrogação da Ftip em RR por mais 90 dias

Caso o Ministério da Justiça atenda ao pedido, essa será a quarta vez que a portaria será prorrogada

Com a proximidade de encerramento do prazo de atuação da Força-Tarefa de Intervenção Prisional (Ftip) em Roraima, previsto para acabar no dia 30 de setembro, o governo do estado está trabalhando para pedir a prorrogação por mais três meses. A informação é do secretário estadual de Cidadania e Justiça (Sejuc), André Fernandes, em entrevista concedida ao economista Getúlio Cruz durante o programa Agenda da Semana na Rádio Folha FM 100.3, desse domingo (1º).

“Estamos encaminhando relatórios para Brasília e o governador deve assinar esta semana um ofício solicitando a prorrogação por mais 90 dias, ou seja, pelo menos até o final desse ano. Esse pedido é em razão de não ter acabado as obras da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, que serão retomadas, e a realização do concurso público com 400 vagas, para termos um aumento do efetivo”, esclareceu o secretário.

Segundo ele, o governo pretende contratar para 2020, por meio do concurso público para agentes penitenciários, 100 agentes e, à medida que houver o reforço financeiro nas contas do estado, os outros aprovados irão ocupando as vagas subsequentes. Questionado se, caso o governo não consiga prorrogar a permanência da Ftip, os atuais agentes conseguirão manter a segurança no sistema prisional, Fernandes afirmou que sim. 

“Mas alguns serviços terão que ser mudados. Por exemplo, vai ficar difícil conseguir a questão da assistência ao trabalho, pois terão que abandonar algumas coisas nesse primeiro momento para retomar mais à frente com a realização do concurso público. Ou seja, hoje levamos presos para fazerem a limpeza de prédios públicos, serviços de limpeza, sendo assim, sem o pessoal da Ftip e com o efetivo que o sistema possui, ficará comprometido”, disse o secretário.