Política

Inscritos denunciam problemas com resultado de seletivo da Saúde

Candidatos inscritos no último seletivo simplificado para contratação temporária de profissionais da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), lançado em dezembro do ano passado, denunciaram à Folha diversos problemas com o resultado final do processo, divulgado no último dia 10. Entre os casos, os que mais se repetem são referentes à localidade de atuação e pontuação incorreta.

Foi o caso de um inscrito que preferiu não se identificar com medo de sofrer represálias. Morador do interior, ele explicou que aproveitou uma viagem à capital para realizar a inscrição, mas que especificou a área de atuação para o município em que mora. No resultado do seletivo, entretanto, ele foi listado como profissional de Boa Vista, mesmo com uma pontuação superior ao dos convocados para o interior. 

Em relação aos casos de pontuação, as denúncias giram em torno de erros de cálculo e até mesmo a falta da pontuação. É o que aconteceu com um técnico em enfermagem que preferiu não se identificar. Conforme o edital, cada ano de experiência teria o valor de três pontos. “Tenho 15 anos de experiência na área e no resultado eu não ganhei um ponto sequer nesse quesito. Qual a lógica?”, argumentou.

Mais de 1,6 mil inscrições foram realizadas à época do lançamento para disputar uma das 441 vagas distribuídas em sete cargos distintos, sendo eles enfermeiro, técnico em enfermagem, bioquímico, técnico em laboratório, técnico em radiologia, fonoaudiólogo e farmacêutico. Conforme o edital, os salários na capital e no interior variam entre R$ 1.958,81 e R$ 3.917,62, a depender da área requerida.

Ainda consta no documento que a seleção compreende a avaliação de títulos como cursos de pós-graduação, cursos de extensão com carga horária mínima de 30 horas e tempo de serviço no exercício do cargo pretendido, devidamente comprovado. A contratação, por sua vez, será pelo período de um ano, podendo ser prorrogado por igual período uma única vez para suprir uma possível insuficiência de pessoal para a execução de serviços essenciais de saúde.

Das 441 vagas disponibilizadas no seletivo, 11 estão sendo destinadas para o município de Alto Alegre, sendo duas delas para a sede municipal e nove para a Maloca da Barata; seis para Amajari, 331 para Boa Vista, sete para Bonfim, 15 para Caracaraí, quatro para Caroebe, 12 para Pacaraima, 42 para Rorainópolis, cinco para São João da Baliza e quatro para São Luiz e Uiramutã, cada uma.

.

RESULTADO – O resultado final do processo foi publicado no Diário Oficial do Estado de Roraima e no endereço eletrônico da Sesau (www.saude.rr.gov.br), bem como no Portal do Servidor (www.servidor.rr.gov.br).

Saúde nega prática viciosa em seletivo; processo se encontra na etapa de recursos

Ainda sobre a situação do seletivo, os denunciantes, em unanimidade, informaram à Folha que estariam sendo priorizados candidatos indicados. Contudo, a Coordenação Geral de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde esclareceu em nota que não há qualquer prática viciosa de indicação no processo seletivo. Informou ainda que a análise curricular e de documentação dos candidatos está sendo realizada por servidores efetivos designados por meio de portaria multidisciplinar específica e publicada no Diário Oficial do Estado de Roraima. 

Esclareceu ainda que o seletivo transcorre normalmente, estando agora na etapa de recebimento dos recursos referentes ao resultado preliminar, para que sejam realizadas as correções e ajustes que se fizerem necessários.

Publicidade