Política

Jalser diz que não há justificativa para intervenção federal

Presidente da ALE-RR falou diretamente ao governador Antonio Denarium (PSL), solicitando que o chefe do Poder Executivo adote medidas para melhor administrar a saúde estadual

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Jalser Renier (SD), afirmou ser contra a possibilidade de intervenção federal no Estado. A declaração ocorreu durante sessão remota nesta terça-feira, 26.

Na ocasião, o presidente falou diretamente ao governador Antonio Denarium (PSL), solicitando que o chefe do Poder Executivo adote medidas para melhor administrar a saúde estadual. 

“Eu quero aqui dizer que eu estou pedindo que o governador se pronuncie, tome uma atitude, já que não há aos meus olhos, nenhuma condição que justifique uma intervenção federal no Estado. Temos financeiro, orçamento, estrutura física e de pessoal. Todos dispostos a resolver essa falta de gestão que nós estamos. Portanto, nós precisamos da sua atitude e do seu comando para termos uma saúde equilibrada e um estado melhor”, afirmou Renier.

O presidente da ALE-RR disse também ter ficado surpreso com a carta do secretário estadual de saúde, Olivan Júnior, que pediu a intervenção federal na pasta. Para Jalser, é necessário que a gestão adote soluções práticas, para resolução do problema enfrentado em todo o mundo.

“Eu entendo que ao pedir uma intervenção federal, ele [Olivan] pede para alguém assumir o lugar que ele ocupa hoje. Vamos para o sétimo secretário de saúde com essa mesma filosofia. Na Lei Orçamentária a ALE aprovou na íntegra toda a proposta para a saúde. Nós entendemos que a Sesau não tem problemas para usar o orçamento que foi garantido à ela. Então, é obrigação realmente do Estado apontar uma solução”, completou.

GOVERNO – Em nota, a Secretaria de Comunicação informa que o governador Antonio Denarium decidiu não solicitar intervenção federal por entender que é de competência do Estado administrar o setor da saúde, bem como todas as secretarias.

“Acrescenta que, até o momento, nenhuma Secretaria de Saúde do país está sob Intervenção, mesmo os estados em maior crise devido à pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19). Destaca que, no que se trata a questões administrativas, trabalha juntamente com o titular da pasta para combater todas as irregularidades apontadas na Secretaria de Saúde”, completou.

ENTENDA – No domingo, 24, a equipe da FolhaBV teve acesso a um ofício onde o secretário da pasta, coronel Olivan Junior, sugere ao governador de Roraima, Antonio Denarium, que solicite a imediata intervenção Federal na Secretaria de Saúde de Roraima.

A possibilidade de intervenção federal na saúde em Roraima frente à pandemia do novo coronavírus gerou uma divisão de opiniões entre os parlamentares estaduais, com alguns deputados sendo contra e outros favoráveis à mudança.