Política

Jalser faz reunião e se despede de funcionários da ALE

Fontes informaram que provavelmente o deputado presidirá a sessão extraordinária

O deputado Jalser Renier (Solidariedade) reuniu funcionários da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) ligados à presidência da Casa para se despedir e agradecer pelos anos que trabalharam juntos. Em tom ameno o deputado falou da importância de todos e as conquistas nesses anos como presidente da casa. 

ENTENDA O CASO – Em dezembro do ano passado, o deputado Nilton do Sindpol (Patri) entrou com uma ação popular na 2ª Vara da Fazenda Pública para que fosse realizada uma nova eleição para a presidência da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) referente ao biênio 2021-2022. Mas foi julgado improcedente pela justiça estadual. 

No dia 31 de dezembro passado, o PSL também entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir a recondução de Jalser Renier à presidência da Assembleia Legislativa, logo em seguida o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) entrou com a mesma ação.  Que teve decisão favorável na segunda-feira (25), onde o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu suspender os efeitos da resolução 001/2019 e restabeleceu a recondução única aos cargos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de  Roraima.

A ação foi apresentada no STF pelo advogado José Eduardo Cardozo (ex-ministro da Justiça e ex-Advogado-Geral da União), representando o PSOL. Na decisão o ministro determinou ainda que: “para fixar interpretação conforme a Constituição Federal ao art. 30, § 4º, da Constituição do Estado de Roraima, no sentido de possibilitar uma única recondução sucessiva aos mesmos cargos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Roraima, bem como, para suspender os efeitos da Resolução nº 001/2019, naquilo que reconduziu, por mais de uma vez, parlamentares estaduais ao mesmo cargo da Mesa Diretora da ALE-RR para o biênio 2021/2022, vedando-se a posse de todos os seus membros nessa situação, a realização subsequente e imediata de nova eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, biênio 2021/2022”.

Diante da decisão do ministro um grupo de 16 deputados estaduais assinou um documento convocando sessão extraordinária para nova eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), para esta sexta feira (29), às 16h, no Plenário Noêmia Bastos, na Assembleia Legislativa. Provavelmente, Jalser será o deputado que irá presidir a sessão extraordinária. E o que tudo indica é que a eleição será em chapa única com o deputado Soldado Sampaio (PC do B) como presidente.