Política

Jucá protocola pedido de cassação ou suspensão para Telmário

A informação foi divulgada pela imprensa nacional e confirmada pela assessoria do ex-senador nesta terça-feira, 24

O senador Telmário Mota (Pros) foi alvo de um pedido de cassação/suspensão no Conselho de Ética do Senado, por suposta “quebra de decoro parlamentar”. O pedido foi feito pelo ex-senador Romero Jucá, presidente nacional do MDB. A informação foi divulgada pela imprensa nacional e confirmada pela assessoria do ex-senador nesta terça-feira, 24.

No entanto, Telmário questiona o protocolo considerando que o Conselho de Ética do Senado ainda não foi instalado.

“O Conselho de Ética não está nem formado ainda. Eu me retirei da sessão por que eu me recusei a ficar do lado dele, um cara que foi excluído das urnas”, disse Telmário. “Foi participar da reunião de líderes, o que ele foi fazer lá? Depois vai para uma comissão, senta nas primeiras cadeiras. Eu me recusei. Quando eu me levantei, ele foi quem me provocou, me chamou de palhaço. Aí eu reagi à provocação dele. Ele me chamou de palhaço, eu chamei ele de ladrão. Isso foi troca de farpas”, acrescentou.

O senador citou ainda o regulamento do Conselho de Ética, no Art. 15-A, no §2, onde consta que se “instaurado o processo, o Conselho se manifestará sobre a necessidade de afastamento do representado do cargo que eventualmente exerça, de dirigente em Comissão ou na Mesa”, desde que exista – indício da alegação de prática de ato incompatível com o decoro parlamentar e fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação à imagem do Senado Federal.

“Desde que eu prejudiquei a imagem do Senado?”, questionou o parlamentar. Por fim, Telmário afirmou que tomará as medidas jurídicas cabíveis frente ao requerimento. Procurada, a Assessoria de Comunicação do ex-senador Romero Jucá confirmou a apresentação do requerimento, mas informou que o mesmo não iria se pronunciar sobre o assunto.

CONSELHO DE ÉTICA – O Conselho de Ética do Senado está previsto para ser instalado oficialmente nesta quarta-feira, 25, após uma reunião às 09h com os 14 titulares do colegiado. Os titulares são os senadores Ciro Nogueira (PP-PI), Marcelo Castro (MDB-PI), Confúcio Moura (MDB-RO), Weverton Rocha (PDT-MA), Jacques Wagner (PT-BA), Eduardo Gomes (MDB-TO), Major Olimpio (PSL-SP), Jayme Campos (DEM-MT), Otto Alencar (PSD-BA), Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) e o próprio senador Telmário Mota (Pros-RR).


Os suplentes são Fabiano Contarato (Rede-ES), Vanderlan Cardoso (PP-GO), Lucas Barreto (PSD-AP), Nelsinho Trad (PSD-MS), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Eduardo Girão (Podemos-CE).