Política

Justiça interroga Janio Xingu sobre suposto desvio de recursos em Mucajaí 

Segundo denúncia do Ministério Público, quando era secretário municipal de Obras, parlamentar teria comandado fraude em licitação no município

O deputado Janio Xingu deve ser interrogado em uma audiência judicial marcada para o dia 31 de agosto. Ele foi denunciado pelo Ministério Público de Roraima (MPRR), em 2017, por uma suposta tentativa de fraude na licitação de obras de drenagem no igarapé Samaúma, em Mucajaí, onde ele era secretário municipal de Obras. A audiência foi marcada pela juiza titular da Vara Criminal de Mucajaí, Patrícia Oliveira dos Reis. 

A denúncia partiu de uma denúncia feita em 2008, que motivou a Operação Anopheles, deflagrada pela Polícia Federal. O processo licitatório estava orçado em R$ 2 milhões e seria feito mediante convênio entre a prefeitura do Município e a Funasa (Fundação Nacional de Saúde). Devido aos indícios de irregularidades, a transação foi suspensa na época. 

“Restou apurado que o denunciado, de forma livre e consciente, organizou esquema de fraude às licitações para as obras de drenagem no igarapé Samaúma, utilizando-se da confiança que o Prefeito do Município de Mucajaí nele depositava para combinar, organizar e lucrar com o desvio de dinheiro público, sendo que, inclusive, mesmo após afastar-se da Secretaria Municipal de Obras da municipalidade, continuou comandando o esquema por interpostas pessoas”, diz a denúncia do MP. 

A defesa de Xingu argumentou, no processo, que o acusado “jamais praticou qualquer ilícito e que os fatos que se lhe imputam não condizem com a verdade”. A peça mencionou ainda que o ex-gestor nunca teve a posse do dinheiro que seria aplicado na obra e pontuou que ele confiou todo o processo à sua equipe. A defesa também fez críticas à denúncia oferecida pelo MPRR, que segundo os advogados teria sido apresentada à véspera de ano eleitoral mesmo sem provas e dados suficientes. 

A equipe tentou contato com Janio Xingu, mas não teve retorno até o momento. O espaço continua aberto.