Política

Lei garante revisão salarial de 5% para servidores efetivos da ALE

Medida é fruto de um projeto aprovado pelos deputados estaduais e sancionado pelo Poder Executivo

Os servidores efetivos do Poder Legislativo terão uma revisão salarial de 5%, graças a uma lei aprovada pelos deputados estaduais e sancionada pelo Governo do Estado. Nesta quinta-feira (25), o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (PCdoB), e o governador do Estado, Antonio Denarium, anunciaram a medida aos servidores no plenário Valério Caldas de Magalhães.

O presidente Soldado Sampaio explicou que fez questão de compartilhar a notícia com os servidores, pois uma das preocupações da gestão é a transparência com os trabalhadores da Casa. “Fazemos questão de dar transparência das ações tomadas nesta Casa Legislativa para cada servidor. Essa medida simboliza a valorização e o respeito ao servidor”.

A lei garante a revisão salarial dos servidores públicos ativos e inativos da ALE-RR sobre vencimentos, proventos e pensões. A proposta foi sancionada pelo Poder Executivo na última terça-feira (23), publicada no Diário Oficial do Estado.  

O governador Antonio Denarium explicou que, ao receber o projeto de lei aprovado, fez o possível para concretizar essa revisão o quanto antes. “A valorização do servidor efetivo é muito importante, pois ele estará mais motivado, vai trabalhar mais, dará mais resultados”.

O economista João Oliveira, de 46 anos, é servidor da Casa há sete anos, no setor de Planejamento e Orçamento. Para ele, a revisão é um reconhecimento pelo trabalho desempenhado pela categoria. “Esse momento é singular e a gente está muito feliz. Falo por mim e em nome dos servidores efetivos da Casa. Realmente, é gratificante que a nova gestão tenha essa visão e busque valorizar o servidor”, comemorou.  
 
Na ocasião, Evangelista Siqueira (PT) disse que esse é um momento de alegria, e parabenizou o presidente da ALE-RR, por escolher servidores efetivos para cargos de confiança. “Daqui algum tempo nós não estaremos na Assembleia Legislativa como parlamentares, mas esses servidores registrarão a história desse Estado com as suas mãos”.

O deputado Nilton Sindpol (Patri) também compartilhou o mesmo sentimento. “Sou servidor público de carreira, policial civil. Faço questão de exaltar isso. Fico feliz todas as vezes que eu, como parlamentar, tenho a oportunidade de votar, prestigiando os servidores públicos concursados que estão ali no dia a dia, buscando assegurar os trabalhos da Casa”.

Servidores

Também como uma medida de valorizar o serviço público, o presidente Soldado Sampaio anunciou a posse de mais 10 servidores efetivos na próxima segunda-feira (1). Outra medida ligada aos recursos humanos foi a extinção de 300 cargos comissionados, e a criação de uma comissão para adequar a Estrutura Administrativa do Poder Legislativo.

Soldado Sampaio explicou que esta reestruturação busca garantir mais transparência e eficiência para as rotinas administrativas e consequentemente, redução de gastos da Assembleia Legislativa com pagamento de pessoal.