Política

Leilão energético será tema de audiência pública

Objetivo é discutir a realização do Leilão de Eficiência Energética de Roraima proposto pela Agência Nacional de Energia Elétrica

Uma articulação entre o poder legislativo de Boa Vista e o Fórum de Energias Renováveis resultou na realização de uma audiência pública marcada para esta quinta-feira,16. O objetivo é discutir a realização do Leilão de Eficiência Energética de Roraima proposto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) desde 2017, e que teria a capital como cidade-piloto no país.

Com o risco de que o Leilão seja realizado em outro estado brasileiro, o Fórum viu a necessidade de fortalecer o debate com os vereadores sobre a importância e os benefícios energéticos e econômicos que o estado terá com o leilão. O coordenador do Fórum, Alexandre Henklain, destacou as vantagens desse projeto para Roraima.

“O Leilão de Eficiência Energética de Roraima contempla a contratação de agentes para o desenvolvimento de projetos de eficiência energética que visem à redução do consumo de energia elétrica em nossa capital, Boa Vista. Pela sua relevância estratégica, para Roraima e o Brasil, precisamos compreender melhor porque o Leilão ainda não foi realizado, como se encontra o andamento do processo e as estratégias para que ocorra, com a máxima brevidade, se possível ainda em 2021”.

Durante as reuniões realizadas presencialmente –seguindo os protocolos contra a Covid-19 – e em encontro virtual realizado no mês de agosto, os vereadores puderam conhecer a fundo o Leilão de Eficiência Energética para Boa Vista e esclarecer todas as dúvidas acerca do projeto da Aneel.

Na ocasião, o legislativo municipal, sob a coordenação do vereador presidente da Câmara, Genilson Costa, se comprometeu em apoiar a iniciativa, analisar a legislação e estudar o projeto na sua totalidade dando o apoio irrestrito.

Cristiano Bessa, engenheiro e consultor do Fórum, destaca a importância dessa articulação com os representantes políticos.

“O objetivo é esclarecer o que o Fórum pode fazer para ajudar no produto final que é o desenvolvimento de políticas públicas, e a parceria com os poderes para ações que possibilitem que o aproveitamento de energias renováveis em Roraima seja revertido para a economia local, gerando empregos e renda”, destacou.

O Leilão de Eficiência Energética para Boa Vista já está autorizado há quase dois anos, mas por causa da pandemia da Covid-19 foi suspenso e até o momento não se tem um posicionamento sobre quando ele irá ocorrer.

“A gente não tem uma efetiva garantia de que ele vai ser realizado nem tampouco se ele vai ser realizado em Boa Vista, então, a pauta é essa para a audiência pública do dia (16). A Aneel está sendo esperada na audiência. Esse nivelamento junto ao poder público vai continuar até que tenhamos o posicionamento que a gente espera que seja a realização do leilão na capital”. Disse Bessa.

A Audiência Pública on-line será realizada no dia 16 de setembro de 2021, às 9h (horário de Boa Vista) / 10h (horário de Brasília), com transmissão pelo canal do Youtube (Câmara Municipal de Boa Vista) e Facebook @cmbvoficial.

Publicidade