Lenir Rodrigues pede expansão da Defensoria Pública para seis municípios - Folha de Boa Vista
ASSISTÊNCIA JURÍDICA
Lenir Rodrigues pede expansão da Defensoria Pública para seis municípios
O pedido da deputada é para que unidades da instituição sejam implantadas em Iracema, Uiramutã, Caroebe, Cantá, Normandia, São João da Baliza e Amajari
Por Folha Web
Em 27/06/2022 às 13:40
Maior parte da população roraimense não tem como arcar com honorários advocatícios.

Para fazer com que a assistência jurídica gratuita chegue à população de todos os municípios de Roraima, a deputada estadual Lenir Rodrigues (Cidadania), que é defensora pública de carreira, apresentou indicações para a implantação de núcleos da Defensoria Pública em seis cidades do interior do estado. 

O pedido da deputada é para que unidades da instituição sejam implantadas em Iracema, Uiramutã, Caroebe, Cantá, Normandia, São João da Baliza e Amajari.

A medida está em consonância com a Constituição Federal, que diz ser dever do Estado garantir assistência jurídica integral e gratuita aos cidadãos que comprovarem a insuficiência de recursos, considerando que a maior parte da população destes municípios não tem como arcar com honorários advocatícios e despesas judiciais.

“Mesmo com os diversos avanços alcançados na efetivação desse direito, muitos obstáculos ainda são sentidos e impedem a concretização do acesso à justiça em toda a sociedade roraimense. Essa dificuldade é ainda mais evidente em causas de menor valor, de processos de autores individuais e, entre eles, de pessoas que não têm condições financeiras para contratar um advogado nas sedes sem instalações para atendimento”, explicou a deputada.

Defensoria


A Defensoria Pública é uma instituição essencial à Justiça, responsável pela orientação jurídica e a defesa, em todos os graus, dos mais necessitados. Ou seja, a instituição deve prestar assistência jurídica, integral e gratuita, aos que comprovarem insuficiência de recursos. Os serviços prestados pela Defensoria Pública são gratuitos, porque são pagos pelo Estado.

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
27
2
Cadastrar-me Enviar Comentário
mauro luiz dengues malhada disse: Em 29/06/2022 às 07:38:47

"Esse aí que defendeu o jalser com unhas e dentes no plenário da assembleia."