Política

Lenir Rodrigues propõe dia estadual em memória às vítimas de Covid-19

Projeto de lei que cria Dia Estadual em Memória às Vítimas da Pandemia tramita na ALE-RR

Em abril de 2020 Roraima registrava a primeira morte pela covid-19. Desde então, mais de duas mil vidas foram perdidas para o vírus. Em homenagem a estas pessoas públicas, anônimas, filhos, pais, avós, parentes e amigos, um projeto de lei apresentado pela deputada Lenir Rodrigues (CIDADANIA) quer instituir o 9 de maio como o Dia Estadual em Memória às Vítimas da Pandemia da Covid-19.

A deputada explica que a escolha da data coincide com o dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou luto oficial pelas mortes pela covid-19. “No Brasil foram contabilizadas mais de 600 mil vítimas decorrentes da covid-19 e mais de duas mil só em Roraima. Muito além de números, são nossos familiares, amigos, artistas, autoridades, profissionais de várias áreas que se foram e que agora deixam apenas a lembrança em nossos corações. Nada mais justo que realizarmos essa homenagem para nos solidarizarmos com familiares e amigos”, justificou a parlamentar. 

O texto foi lido no expediente da Assembleia Legislativa de Roraima e tramita nas comissões até ser levado para votação em plenário. Caso seja aprovado, no dia 9 de maio a Bandeira Nacional deverá ser hasteada em funeral, a meio-mastro, em memória às vítimas. A data passará a integrar o calendário estadual de eventos e ser lembrada anualmente.